Construir Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais de pequeno porte e até adquirir ambulâncias são iniciativas que poderão ser realizadas pelos consórcios intermunicipais de saúde a fim de descentralizar a gestão do sistema.
Esta proposta foi apresentada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas – Boas, durante a visita ao Núcleo Regional de Saúde Centro-Norte, em Jacobina, na tarde desta terça-feira (27), onde estiveram presentes 39 prefeitos e secretários da região.
“Os municípios vão se tornar cada vez mais executores de serviços, pois o Estado não deve substituir o papel constitucional das prefeituras e sim, ofertar suporte técnico e financeiro quando necessário”, afirma Vilas – Boas.
Uma boa notícia para os prefeitos é que nesta quinta-feira (29), o secretário e o governador Rui Costa irão a Brasília se reunir com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para que haja aumento do teto de repasses para a Bahia e os municípios, além de propor que o governo federal seja co-financiador dos consórcios públicos que serão criados.
Sesab/Ascom