A prefeitura de Conceição do Coité, através do Departamento de Trânsito (Deotran) e Ciretran, realizou nesta segunda-feira (09), no Centro Cultural, uma Audiência Pública para tratar das mudanças que ocorrerão nos pontos de transporte alternativo no centro da cidade e da nova sinalização que será implantada.
O evento contou com a participação de alguns motoristas (maioria da sede), dos vereadores Betão (PT), Danilo (PT), Edivaldo do Sindicato (PT), Lindo de Neuza (PROS), Pedrinho da Sambaíba (PSC), Araújo (PSD), Baldoíno (PSD), do secretário de Agricultura, Rene, da secretaria de Administração e Planejamento, Elisangela Azevedo, do chefe do Deotran Gil Reis, da coordenadora da 26ª Ciretran, Fabiana Almeida, da Drª Renata, Procuradora do município, do capitão Agassiz e do prefeito Francisco de Assis.
As sugestões e demandas mencionadas pelos motoristas serão encaminhadas a Câmera de Vereadores, onde serão novamente discutidas para então serem inclusas no projeto de regularização dos pontos de transportes alternativos, de autoria do vereador Betão (PT).
A mudança dos pontos do largo do mercado gerou mais discussões. A maioria dos motoristas que trabalham no ponto de Serrinha/Feira/Salvador, pediram para o novo ponto ser instalado na Praça da Bíblia. O projeto indicava o novo ponto para a Rua Ivo Mascarenhas.
O prefeito Assis pediu consenso entre os profissionais e mais união da classe para trabalhar de forma organizada e respeitosa. Também ressaltou que os motoristas terão um tempo para se adequar a nova realidade, e caso alguém descumpra as normas, pode ser multado por agentes de trânsito.
Elisangela, por sua vez, destacou a municipalização: “é preciso coragem e ousadia para municipalizar o trânsito. Apenas Santaluz, em toda região, tem o trânsito municipalizado, e agora Coité. A fiscalização será feita por guardas municipais, que foram preparados e capacitados para prestar esse serviço, conforme a lei.”
Devido a ausência de motoristas de muitas localidades, houve poucas sugestões para emendas ao projeto de lei que regulamenta os pontos.
Nova sinalização – Uma nova e moderna sinalização será implantada no centro da cidade: placas verticais, faixa de pedestre, ordenamento nos estacionamentos da área central da cidade e dois modernos semáforos, um em substituição ao existente na Avenida João Benevides e outro a ser implantado entre as ruas Amâncio Mota e Wercelêncio Calixto da Mota, na saída para o distrito de Salgadália.
Gil Reis, chefe do Deotran, ressalta que a implantação das novas sinalizações vai melhorar a qualidade do trânsito e a mobilidade urbana.
A nova sinalização custará ao Governo do Estado mais R$ 500 mil, e o recurso foi fruto de uma emenda parlamentar do saudoso ex-deputado Zezéu Ribeiro. A obra começa esta semana e estará pronta de 60 a 90 dias, segundo o engenheiro responsável.
Novos Pontos – A lei 718 de autoria do vereador Betão (PT), altera os pontos de transporte alternativos de Conceição do Coité. Conforme avaliação do Deotran e algumas sugestões na audiência, determinou se os seguintes pontos:
- Salgadália – Rua Agemiro Ramos (próximo ao Bar de Valter);
- Goiabeira – Praça Duque de Caxias ( perto do ponto atual);
- Laginha, Boa Vista, Nova América, Nova Palmares – Rua Manuel Ramos (final da rua, perto do HP);
- Cabaceiras, Patos e Poulares – Praça do Fórum;
- Malhador, Caruaru, São João, São Roque, Ipuerinha e Almas – Estacionamento da Praça Madureira (em frente ao Centro Paroquial);
- Lagoa do Meio, Aroeira e Gangora – Praça da Bíblia
- Juazeirinho e Onça – Rua Castro Alves, rua da ACCA;
- Bandiaçu, Tabuleiro e Amorosa – lateral do Mercado, frente do Centro de Abastecimento* (Sem definição, a discutir)
- Serrinha/Feira/Salvador – Praça da Bíblia (sugestão dos motoristas).
- Riachão – Final da Rua do Padre;
- Rodovia Coité/Monte de Santo – Largo Ginásio de Esportes.
“Essa mudança é necessária. Faz parte da evolução e do crescimento de toda cidade. Não é para prejudicar ninguém, mas para melhorar nosso trânsito. Pra isso é importante saber a opinião de vocês e por isso estamos aqui em audiência”, disse Fabiana Almeida.
Segundo Fabiana, os motoristas de transporte alternativo serão cadastrados por nome e número de placa, para trabalhar nos pontos que serão determinados por lei, a fim de evitar a desordem nos locais.
Os pontos de Salgadália, Bandiaçu (Amorosa e Tabuleiro) e Juazeirinho, bem como o revezamento de viagens (fila), serão reavaliados pelo Deotran, antes de ir à votação na Câmara.
Redação CN