Os atos desta sexta-feira (13), convocados pela CUT – Central Única dos Trabalhadores – devem acontecer em 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com a Agência Brasil, os manifestantes estão mobilizados em defesa dos direitos dos trabalhadores, da Petrobras, além da democracia e da reforma política. Pelo menos 11 estados já realizam protestos neste momento.
Na Bahia, as pessoas se concentraram em frente a sede da Petrobras. O protesto em Salvador começou por das 7h e terminou às 11h. De acordo com Leonardo Urpia, diretor de imprensa do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro), a mobilização na capital baiana reuniu cerca de 3 mil pessoas.
Em entrevista, ele disse que inicialmente tinham cinco mil pessoas, mas alguns trabalhadores precisaram voltar aos postos de trabalho. Em Pernambuco, a concentração ocorre no Centro do Recife. No Ceará, os manifestantes se reuniram na praça da imprensa.
As manifestações também ocorrem no Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os manifestantes levam faixas e cartazes em defesa de direitos, e da Petrobras 100% pública. Agora à tarde estão programados atos em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Agência Brasil