Aconteceu na última sexta-feira (03) no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barrocas à 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, a mesma tem parceria das secretarias municipais.
O objetivo da conferência foi ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema Político e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A conferência teve como Lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, O regimento da conferência foi lido e aprovado por todos.
O técnico agrícola Ronaldo Queiroz fez a leitura do objetivo e dos eixos de debates, Ronaldo mostrou marcos históricos da caminhada alimentar no Brasil, as ações de enfrentamento a Fome foi citado a pastoral da família, bolsa família, bolsa alimentação e entre outros.
A secretária de Agricultura Maria Lucenir citou que é lei todos os municípios ter que comprar no mínimo 30% da agricultura familiar, mais alguns municípios não cumprem com a lei.
No turno da tarde teve a divisão de três grupos, cada um teve um eixo para debater. O eixo 1 teve como tema “Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar”. O eixo 2 “Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional”. O eixo 3 “Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.
Os grupos fizeram as apresentações das propostas criadas de cada eixo. Por fim, teve a eleição dos delegados, sendo 2 sociedade civil e 1 poder publico e os seus suplentes para ir para territorial que acontecerá no município de Conceição do Coite nos dias 14 e 15 de julho.
Estiveram presentes na conferência, o prefeito Municipal José Almir, secretária de Assistência Social Elielma Chagas, diretor de Cultura Petronilio Bispo, diretor do Hospital Robenildo Brito, agricultores familiares, Associações, entre outros.
Por: Gildeverson Bispo Pinto – Assessor de Comunicação