As blitze realizadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) até junho deste ano autuaram 355 veículos irregulares a mais que no mesmo período em 2014, na Bahia. Vans, sprinters, kombi e ônibus foram os principais alvos das multas.
O número representa um crescimento de 8,46% de transporte irregular no estado, de relatório da Diretoria de Fiscalização (DFIS) da Agerba. No total foram 4.552 mil carros autuados. Cada veículo foi multado em R$ 3.266,60.
Ainda de acordo com a agência, um novo modelo de documentos, feitos em papel moeda, ajudará no combate à fraudes. Ele já está sendo utilizado pela Agerba no cadastramento, vistoria e licenciamento de veículos do transporte intermunicipal de passageiros.
Combate ao transporte clandestino
Operações educativas estão realizadas nos terminais rodoviários de todo o estado para conscientizar a população sobre o perigo do transporte irregular. “Estamos reforçando a comunicação com os passageiros, alertando-os sobre a importância de respeitarem o transporte regular, por outro lado, cobrando das concessionárias a documentação e manutenção dos veículos em dia”, explica o diretor de fiscalização da Agerba, Jorge Nascimento.
Segundo a Agerba, a cartilha ‘Transporte clandestino não é legal’ serve como um alerta a população quanto ao risco do serviço e o aumento dos índices de acidentes e mortes causados pela prática irregular.
Correio24H