Por volta das 11h desta quarta-feira, 29, o prefeito Municipal de Conceição do Coité, Francisco de Assis recebeu em seu gabinete uma comissão formada por moradores do Conjunto Habitacional Cidade Jardim, depois de um protesto realizado pelos moradores com a interdição da rodovia BA 409, em frente ao Bairro – na saída para o Município de Serrinha.
Inicialmente os manifestantes que colocaram fogo em pneus e atravessaram galhos de árvores no meio da pista logo às 05h, disseram que a liberação da rodovia só aconteceria com a presença do prefeito e se comprometendo a realizar os itens da pauta de reivindicação, como a construção de dois redutores de velocidade, criar um contorno para dar maior segurança aos motoristas e pedestres na entrada e saída do bairro, e implementar melhor sinalização, pois segundo o presidente da Associação de Moradores Marcos Samuel é grande o índice de acidentes com gravidade.
O prefeito não compareceu no ato da manifestação, mas solicitou a presença do vereador e líder do Governo na Câmara Danilo Ramos para sugerir a criação de uma comissão e se dirigir até seu gabinete, a fim de dialogar e buscar meios para solucionar os problemas.
O prefeito de início recebeu a pauta assinada por cinco representantes e na oportunidade falou dos investimentos realizados no bairro cujo valor chega a R$ 3 milhões com a construção de uma escola (em fase final da obra) e a construção do hospital de emergência (UPA 24h. Quanto aos itens da pauta afirmou tanto na reunião quanto no local, que o que for de responsabilidade do governo municipal será feito e as solicitações de responsabilidade do Governo do Estado serão levadas ao conhecimento do Estado e terá prazos.
Outra preocupação e que motivou a interdição da pista foi o aumento populacional do bairro que receberá nos próximos dias mais 250 famílias, situação que os moradores entendem, se não for melhorado o acesso o índice de acidente vai aumentar muito mais.
O prefeito assegurou que as casas serão entregues em agosto e terá ainda um forte projeto de apoio social às novas famílias. “Outra ação de responsabilidade do governo municipal que não foi feito pela gestão anterior”. Finalizou.
Redação CN * informações Secretaria de Relações Institucionais – fotos SECOM