A equipe do CN acompanhou na manhã de segunda-feira (14), em Salvador, o 1º Encontro Estadual do Partido Social Democrático da Bahia (PSD/BA) de 2015. O evento teve a participação do deputado federal Guilherme Campos, de São Paulo, ex-líder do PSD na Câmara e está assumindo interinamente a função de presidente nacional do partido devido ao licenciamento do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que assumiu o Ministério das Cidades, Senador Otto Alencar presidente estadual do partido, deputados federais e estaduais, prefeitos, vice e vereadores da legenda e ainda recebeu convidados de outros partidos, com destaque para o governador Rui Costa (PT), e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo (sem partido).
Além do foco principal do encontro o CN esteve atento a outros assuntos
Guilherme Campos disse que domingo (13), foi um dia feliz e com três boas noticias. Pela manhã seu time (Ponte Preta) venceu o Santos por 3 a 1 , a tarde recebeu a notícias que Silas Marques da Rosa (PSD), candidato apoiado por ele, venceu com uma diferença de apenas nove votos a eleição complementar em Vargem (SP), município na divisa com Minas Gerais e a noite Kassab lhe dava a incumbência de representar neste evento em Salvador. “Essa é terceira vez que venho ao estado participar de evento do PSD, pois aqui (Bahia), nasceu o Brasil e aqui também nasceu o PSD, pois as assinaturas dos baianos foram fundamentais para o registro da nossa legenda”, concluiu Campos.
Click e veja como foi a chegada do PSD na Bahia
Na Bahia o PSD também está em campanha e em outubro haverá eleição na cidade de Macarani e partido disputa eleição com a indicação do nome de Armando Porto (PSD) e Otto aproveitou para pedir aos membros da legenda na região pra se juntarem na região e fazer campanha com objetivo de aumentar o número de prefeitos no estado.
O coordenador da bancada da Bahia no Congresso Nacional, deputado José Carlos Araújo, insinuou que na eleição do próximo ano, o PSD fará mais prefeitos que o PT. Depois que deixou ‘escapulir’, pediu segredo aos “companheiros” e assim que concluiu sua fala, foi anunciada a chegada do governador Rui Costa. Otto falou que por pouco o governador não ouviu o segredo de Zé Carlos.
Mesmo antes da eleição, a “praga” jogada pelo deputado Zé Carlos pode pegar e prefeitos estão migrando, a exemplo de Joelson Cardoso do Rosário, prefeito de América Dourada, microrregião de Irecê, que deixou o PT e no encontro estadual do PSD, se filiou a legenda. Neste caso, América Dourada é administrada pelos sociais democratas, pois o vice, Ricardo de Oliveira Dourado, já é do PSD.
O deputado Ângelo Coronel foi o mestre de cerimônia do evento e aproveitou para lançar seus companheiros a prefeitos de diversos municípios. O primeiro foi o deputado Rogério Andrade, que poderá disputar a eleição para prefeito de Santo Antonio de Jesus. Andrade não confirmou, mas brincou dizendo que Coronel estava de olho nos prefeitos que fazem parte da sua base de mandato.
O deputado Fernando Torres, não descartou, mas não confirmou se vai disputar a Prefeitura de Feira de Santana. Aproveitou a presença do governador Rui Costa e avisou que se dar bem com o deputado José Neto (PT) e poderá lhe dar o apoio, assim como quer também receber, “o importante que estamos unidos neste projeto”, falou Torres.
Em tom de pregação religiosa, o pastor e deputado estadual Carlos Ubaldino, disse que “Deus levantou uma coluna no estado da Bahia que se chama Otto Alencar. Ele significa lealdade, respeito às famílias e prosperidade. Dai o crescimento do partido”, profetizou o evangélico.
O governador Rui Costa e o presidente da Assembleia Marcelo Nilo foram convidados pelo deputado Ângelo Coronel, mestre de cerimônia, a se filiarem ao PSD. Pegando a “ponga”, do pastor e deputado estadual Carlos Ubaldino, Coronel fez quase que um apelo de culto evangélico e no caso de Marcelo Nilo, disse que “aceitasse” o PSD, pois estava como ovelha desgarrada, ou seja, sem partido.
Marcelo disse que conhece Otto a mais de trinta anos e que o recomendou para o então governador Jaques Wagner sua indicação para fazer parte da chapa em 2010 e está profundamente satisfeito, principalmente, pela sua fidelidade.
O encontro se tornou em uma grande festa e o social democrata Edicley Souza Barreto, prefeito de Ibititá, cuidou de trazer um grupo organizado, vestido de azul numa animação especial ao evento. Cafú, como é chamado, foi convidado para anunciar o senador Otto, mas acabou por fazer um discurso, sendo muito aplaudido.
Em seu pronunciamento, Otto Alencar disse que o governador Rui Costa, a presidente Dilma e ele, não perderam em nenhum município que o PSD comanda. Lembrou também que há municípios onde praticamente é certa a eleição municipal e citou o exemplo de Zé Filho, em Riachão do Jacuípe. Zé Filho, ao lado da esposa, ouviu com alegria o incentivo do “chefe”.
Querendo ampliar a base, repondo a vaga deixada com a saída do deputado Alan Sanches, Otto ficou satisfeito com a presença dos deputados Marquinho Viana (PV) e Alex Lima (PTN). Os dois sentaram juntos e comentários nos corredores da ALBA que eles devem deixar seus partidos de origem e estão “paquerando” o PSD, mas também paquerados por partidos, principalmente o PSB, da senadora Lídice da Mata.
No Encontro também foi consolidada a criação do PSD Mulher na Bahia, o partido tem duas deputadas estaduais, Ivana Bastos que foi empossada por Otto e Guilherme presidente e Ângela Souza fez entrega de uma camisa ao senador, que ganhou também um beijo no coração.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas