Os integrantes da comissão Especial de Desenvolvimento Regional, presidida pelo deputado Alex da Piatã (PMDB), aprovaram requerimento de autoria da deputada Fátima Nunes (PT) para realização de uma audiência pública sobre o Programa Crédito Fundiário. A petista externou sua preocupação com os problemas financeiros dos assentados há alguns anos, principalmente no grande serão baiano. “São mais de três mil assentados que desejam saldar seus débitos com o governo federal para ter direito ao termo de posse definitivo da sua terra e que vem encontrando dificuldades burocráticas para isso. Alguns deles foram até o município de Cícero Dantas pagar as parcelas devidas e quitar todo débito e não conseguiram efetuar a operação, pois o banco não recebeu alegando novas normas estabelecidas pelo governo”, falou Fátima Nunes.
A parlamentar acrescentou em seu requerimento convites para a presidência do Banco do Nordeste, e as diretorias do INCRA, CAR e CDA além de outros segmentos envolvidos no problema, pois a depender do que ficar decidido, a meta é seguir até Brasília e procurar a direção nacional dos órgãos responsáveis.
O deputado Alex da Piatã destacando também sua preocupação com este problema informou que teve um diálogo com o governador Rui Costa, confirmando que a pobreza na zona rural do Estado diminuiu em mais de 50% graças ao sucesso da agricultura familiar. O deputado preocupa-se também com o fato dos recursos baianos estarem concentrados muito mais na Região Metropolitana do que no Recôncavo.
Redação CN * foto: arquivo Raimundo Mascarenhas