Foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (1º), no Parque de Exposição Miguel Santos Fontes, localizado as margens da BR 110, em Alagoinhas, a 18ª Exposição Agropecuária, e na oportunidade foi inaugurado o Pavilhão de Leilões que homenageia o ex-prefeito José da Silva Azi, conhecido Zequinha, que faleceu aos 94 anos no dia 09 de novembro de 2014.
Segundo o histórico apresentado no inicio da solenidade, Zequinha foi investidor em diversos setores do comércio, a exemplo Loja Azi, depois transformada em Loja Barreto, A Pioneira do Lar, Torrefação de Café Verde e Amarelo, criou os cinemas Alagoinhas e Capitólio, e o terceiro em Santo Amaro, o Subaé. Atuou nas áreas de confecções, gás, automóveis, tratores e foi o fundador da Rádio Nova AM, antiga Rádio Emissora de Alagoinhas, a terceira mais antiga do interior da Bahia, se destacou na política e incentivou muitos empresários do município.
Filho de pai libanês, Zequinha Azi chegou a Alagoinhas depois da Segunda Guerra Mundial, vindo de Lamarão (BA), onde nasceu e se considerava filho de Alagoinhas, recebendo inclusive um titulo de cidadão. Foi prefeito pelo PR de abril de 1959 a abril de 1963, deputado estadual pelo PTB de 1963 a 1967 e vereador de Alagoinhas pela Arena de 1971 a 1973 e de 1973 a 1976, chegando a ser presidente da Câmara Municipal. Um de seus atos mais polêmicos foi o impeachment do então prefeito Judélio de Souza Carmo, na década de 1970.
O prefeito Paulo Cezar Simões Silva (PDT), em seu discurso contou histórias de José Azi, sua trajetória e o que fez por Alagoinhas durante toda sua vida, na plateia, familiares e amigos da família Azi, com destaque para o sobrinho do homenageado deputado federal Paulo Azi (DEM). O prefeito disse que a Expo Alagoinhas com tanta tradição estava esquecida e juntamente com sua equipe vai colocá-la novamente como a maior da Bahia. O prefeito assinou a ordem de serviço para ampliação do parque, ou seja, mais argolas, construção de dois sanitários e uma cozinha.
Para Paulo Azi (DEM), o tio Zequinha tinha um amor e uma paixão desmedida por Alagoinhas e agradeceu a homenagem. Sobre a exposição, o parlamentar falou ao CN que esta atividade é mais uma marca das ações que prefeito Paulo César tem executado ao longo dos anos no sentido de desenvolver a economia do município e Alagoinhas vem se destacando pela quantidade de indústrias que chegaram após suas gestões.
Segundo o secretário de agricultura Jorge Gonçalves, esse novo espaço foi possível graças ao empenho do prefeito Paulo Cezar que proporciona e incentiva os secretários trabalhar. “Foram quatro meses de muito trabalho para construção deste galpão e reforma do parque e acreditamos que, mas uma vez, realizaremos uma grande exposição”, falou Jorge da Farinha, como é conhecido o secretário.
Jorge apresentou no ato de abertura da exposição às pessoas que contribuíram com as obras no parque e lembrou que a Expo Alagoinhas é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) e está entre as maiores feiras do agronegócio do estado da Bahia e atraem empresários, expositores e criadores de bovinos, caprinos e equinos de várias regiões do país como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe entre outros, que vêem na feira a oportunidade de realizar grandes negócios.
O vereador Roberto Jose Torres de Lima (DEM), atual presidente da Câmara disse que o prefeito Paulo César foi feliz ao homenagear Zequinha, pois é o prefeito que ninguém esquece e na política do município, de acordo com a época, tiveram dois prefeitos considerados divisores de “águas”, ou seja, Zequinha, no inicio da década de sessenta e Paulo César na atualidade.
Vale lembrar que a Expo Alagoinhas vai até o próximo domingo dia 4, além da exposição de animais e produtos, a exposição contará com leilões, julgamento de animais, torneio leiteiro, passeio rural com pôneis. No palco apresentações de samba de roda e musicais e shows com Jorginho dos Teclados, Vicentinho e Chiquinho, Alex Dhau, Del Feliz e Gabriel Sampaio e no último dia do evento, Anderson Costa, Sela Vaqueira e Novo Brilho.
A exposição conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Associação Comercial de Alagoinhas, Sindicato Rural Patronal de Alagoinhas, Faeb e CNA, e das associações dos Criadores de Gado Girolando (Núcleo do Gir Bahia-Sergipe), Baiana de Criadores de Mangalarga Machador, dos Criadores de Cavalo Campolina, Brasileira dos Criadores de Cavalo Lusitano, Brasileira de Administradoras de Consórcios, dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia, Brasileira dos Criadores de Zebu e da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas