Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia desta terça-feira (27), o deputado estadual Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aproveitou seu pronunciamento para atacar a fala do colega de plenário, o democrata Pablo Barrozo, a qual classificou como “infeliz” e “desrespeitosa” com a Presidente da República. Na sessão anterior, Barrozo teria acusado o governador Rui Costa de ficar “debaixo da saia” de Dilma Rousseff.
“Vossa Excelência foi muito infeliz. Nós temos irmãs, temos mães, avós. Nós devemos a própria existência à mulher. Esse seu posicionamento foi de um equivoco muito grande”, disse Joseildo. O parlamentar condenou qualquer uso de argumentos sexistas que desqualifiquem a figura feminina e afirmou que este é um dos reflexos da falta de equilíbrio durante os embates políticos.
“Nós devemos qualificar o debate sob pena de escorregar no trato e cometer atos impensados. A gente não deve nunca desrespeitar a mulher”, reiterou.
A deputada estadual Maria Del Carmem (PT) concordou com o colega de partido e aderiu ao discurso. “É desrespeitoso com todos nós desse plenário ouvir um deputado fazer uma observação como essa. É desrespeitoso com a Presidente da República enquanto mulher e enquanto cidadã”, disse Del Carmem.