A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (10) uma operação para combater desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, no município de Cansanção, no nordeste do estado. Segundo a PF, algumas empresas receberam mais de 20 milhões dos cofres da prefeitura.
Batizada de “Making Of”, a operação investiga a fraude que direcionava as licitações para as empresas controladas ou pertencentes ao prefeito da cidade, Ranulfo da Silva Gomes (PSD), em nome de “laranjas”, visando o superfaturamento de preços, pagamento por serviços não realizados ou por produtos não fornecidos.
A operação contou com apoio de 13 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) e a participação de 80 policiais federais. A ação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão, sendo dois em Feira de Santana, um em Senhor do Bonfim, um em Monte Santo e 17 em Cansanção, incluindo a prefeitura da cidade.
As empresas ligadas ao esquema, todas com sede na cidade investigada, alugavam veículos, forneciam combustíveis e lubrificantes, material didático, artigos de papelaria, material de informática, provimento de acesso a internet, alugavam máquinas pesadas e caminhões, terraplanagem e obras de construção civil.
O secretário Executivo da Prefeitura de Cansanção Frederico Macedo disse ao Site local Portal de Noticias que o prefeito Ranulfo Gomes e ele estão tranquilos e afirmou que as denúncias partiram da oposição. “A Polícia Federal está cumprindo o papel de investigar as denúncias feitas por nossos adversários, tanto eu quanto Ranulfo estamos de cabeça erguida, o município não pode parar por conta de uma investigação, o funcionalismo e os cansançãonses podem ficar tranquilos, continuaremos pagando os salários e os compromissos rigorosamente em dia como já fazemos há quase cinco anos, o hospital e a saúde continuarão tendo a mesma atenção e todos os órgãos públicos seguirão prestando normalmente todos os serviços à população, continuamos de cabeça erguida” disse Frederico.
Redação CN * informações Correio24horas e Portal de Noticias