Um total de 29 bombas, 47 conjuntos de pressão com filtro, 45 magontes de sucção com válvula de pé, 17 motores a diesel com válvula acopladas e 1.540 tubos de PVC de três polegadas embarcaram na tarde desta quarta-feira (11), como forma de ajudar nas captações para o abastecimento de água nos municípios da região do Sobradinho, cuja seca assola a região. Trata-se de uma parceria entre as secretarias de Agricultura e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).
“A Seagri acatou um pedido nosso e todos esses equipamentos, somados aos que foram comprados no bojo da liberação dos recursos disponibilizados pela SIHS, bem como do Governo do Estado, sem dúvida, mudarão a realidade dessa localidade tão sofrida”, comemorou o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.
A SIHS anunciou um total de R$ 529 mil para a aquisição de equipamentos, identificação de pontos de captação de água e intervenções emergenciais em pequenos sistemas de abastecimento nas sedes municipais e seus distritos na região do Sobradinho.
O diagnóstico emergencial já foi feito nas cidades de Barra, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Paratinga, Pilão Arcado, Rodelas, Remanso, Sento Sé, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Sobradinho e Xique-Xique. O Lago de Sobradinho, segundo o último levantamento da Agência Nacional da Água (ANA) divulgado na manhã de quarta-feira (11), estava com apenas 2,66% do seu volume útil de armazenamento. No dia anterior, esse nível era de 3,06%.
A previsão de chegada ao volume morto é agora no final de novembro, quando o nível da água alcançará 5,45 bilhões de metros cúbicos, suficiente para garantir o abastecimento de água para consumo humano por mais 3 meses, até o retorno do período de chuvas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – SIHS / Foto: Mário Marques