Um homem de 46 anos morreu após ser atingido por tiro durante ação da Polícia Militar na cidade de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 180km de Salvador, durante o fim de semana. Segundo relatos de amigos, Adilson Santos Vilela foi atingido na perna quando passava por uma blitz, chegou a ser socorrido ao hospital, mas morreu na noite de domingo (22). O enterro é realizado na tarde desta segunda-feira (23), no cemitério da cidade.
Por meio de comunicado oficial, a PM informou que a situação ocorreu por volta das 2h40 de domingo, na Avenida Luís Viana, em Santo Antônio de Jesus, onde policiais militares realizavam abordagem em busca de um motociclista.
Ainda segundo a PM, os agentes foram surpreendidos por um carro “transitando em velocidade incompatível com a via, que invadiu o cenário da ação policial, indo a colidir frontalmente com a viatura da PM”.
Ainda segundo relato da Polícia Militar, o policial que realizava a segurança externa da blitz atirou contra o carro da vítima quando estava “na iminência de ser atropelado”. Um dos tiros atravessou a porta lateral esquerda do veículo, atingindo a perna do condutor.
Segundo a PM, Adilson apresentava sinais de embriaguez. Ele foi socorrido ao Hospital Regional deSanto Antônio de Jesus pelo Samu, foi atendido, mas não resistiu ao ferimento.
Amigos e familiares afirmam que Adilson era trabalhador, não estava armado e não tinha envolvimento com o crime. O irmão dele, Paulo Vilela, disse por telefone que o irmão estava mesmo bebendo. Ainda de acordo com Vilela, a suspeita é de que Adilson não tenha ouvido um possível pedido de parada dos policiais que realizavam as abordagens na rua.
Segundo a PM, o veículo da vítima foi apreendido e apresentado na delegacia da cidade. A unidade instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos.
G1.com