Internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a última quinta-feira (26), o quadro de saúde do prefeito de Pé de Serra Hildefonso Vitório dos Santos (PT) se agravou no sábado (28), causando muita apreensão entre os moradores do município de Pé de Serra, localizado no Território da Bacia do Jacuipe.
O Prefeito Hildefonso Vitório sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na noite de quarta-feira (25), em sua residência, no centro da cidade de Pé de Serra. De acordo com as informações, o prefeito teria se deitado para dormir por volta das 22h e, durante a noite, teria sofrido o AVC. Ele estava sozinho em casa, já que a sua esposa viajara para Feira de Santana.
O prefeito foi transferido às pressas para o Hospital Aliança, em Salvador, onde passou por vários exames já na quinta-feira. Segundo as informações, na sexta-feira ele teria passado por uma cirurgia e, no sábado, faria um novo procedimento.
As últimas noticias, chegadas por volta das 13h30 de sábado, ele estaria sedado e com um quadro de saúde delicado. A noticia causou grande apreensão na cidade de Pé de Serra, com aliados e oposicionistas temendo o pior. “Nós temos divergências na parte administrativa, mas na parte de saúde, do ser humano, estamos torcendo pela sua recuperação”, disse Antônio Joílson, o principal pré-candidato da oposição nas eleições do próximo ano.
Decisão adiada
A repercussão sobre a piora no quadro de saúde do prefeito Hildefonso já contribuiu para mudar a rotina do município. O presidente da Liga, Nilton Cesar, e o secretario de Esportes, Ubiratan Rios, se uniram para anunciar o adiamento da decisão do Campeonato de Futebol do município, que aconteceria neste domingo.
“Não tem clima para a gente realizar mais a decisão. Vamos nos reunir depois e marcar para outra data. Já estava tudo pronto, mas numa situação como essa deixa a gente sem ação”, explicou Ubiratan, secretário de Esportes do município.
Como foi
De acordo com informações de aliados políticos do prefeito Hildefonso Vitório, na quinta-feira, cedo, ele viajaria e teria deixado certo com o motorista lhe pegar em casa. Logo cedo, o motorista se dirigiu até a residência e chamou o prefeito, mas ele não respondeu. O motorista teria retornado depois, mas a situação se repetiu.
Mais tarde, a empregada também chegou para trabalhar, mas encontrou tudo fechado e a casa sem movimento. Ela, então, bateu na porta e chamou o prefeito Hildefonso, que respondia com dificuldades. Foi então que a empregada comunicou o fato ao vice-prefeito Edgar Miranda, que imediatamente se deslocou até a residência do prefeito.
Segundo Edgar revelou, o prefeito não respondia às batidas na porta, mas ele e o vereador Geovan Rios (Presidente da Câmara), insistiram e perceberam que ele tentava falar alguma coisa, mas tinha dificuldades. “Foi aí que percebemos que havia acontecido alguma coisa. Então, arrombamos a porta e encontramos ele todo largado, em cima da cama, numa situação difícil”, contou Miranda.
Informações do site Interior da Bahia