A BA-411, trecho entre Conceição do Coité/Salgadália, faz parte dos quase 150 km da Reconsisal, rodovia que liga a BR-116 em Governador Magabeira a Araci, cortando os municípios de Cabaceiras do Paraguassu, Santo Estevão, Ipecaetá, Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité e Araci.
O trecho inaugurado pelo governador Jaques Wagner é o penúltimo de toda a rodovia ligando a sede de Coité ao distrito de Salgadália e possui 17 quilômetros de extensão, por onde circulam, em média, 275 veículos por dia. A extensão recuperada recebeu pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD).
O investimento da obra foi de R$ 8,5 milhões beneficia diretamente cerca de 158 mil habitantes dos municípios de Conceição do Coité, Serrinha, Barrocas, Retirolândia e Riachão do Jacuípe, além de favorecer o escoamento dos grãos, minérios e pecuária da região.
A equipe do CN percorreu todo trecho,(click e veja as fotos) que foi inaugurado na quarta-feira (14), pelo governador Jaques Wagner e faz parte do projeto indicado pelo deputado estadual, Emério Resedá (PDT).
O parlamentar, natural de Conceição do Coité, indicou a obra ao governo, com a segurança de quem conhece todo trecho. Ao retornar de Salgadália, os usuários
encontram um bairro composto de casas populares, que segundo ele, também teve sua interferência política e ao passar na comitiva governamental, disse que estava feliz em contribuir com a melhoria de vida dos moradores daquele distrito, principalmente por contribuir com a dignidade cidadã das moradias.
O trajeto é caracterizado pela diversidade, quer na forte agricultura familiar nos seus primeiros dez quilômetros, passando pelas comunidades do Pau Pelado, Peba e Cajazeira, até chegar ao Povoado de Serrote. “Além da qualidade do asfalto, as famílias que moram no Serrote, hoje sentem orgulho da sua comunidade, totalmente calçada e chamando atenção de quem passa por ali.
O comércio saiu ganhando, o número de visitantes irá aumentar e logo termos um povoado bem maior, pois aquelas pessoas que moram na zona rural, próximas da comunidade, certamente vão construir e se mudar para lá. Isto é uma verdadeira inclusão social”, lembrou o parlamentar.
Emério destacou ainda a possibilidade de inclusão no roteiro do turismo rural da Bahia, a visita a Serra do Mocambo, um dos locais mais bonitos do território do sisal, explorado apenas pela ONG Flor da Caatinga.
Andando mais um pouco, são visíveis as grandes propriedades, onde o destaque é para pecuária. São grandes pastos as margens da BA, porém existem acessos que levam a outras comunidades onde predominam, mais uma vez a agricultura familiar, como é caso do Balaio, Quixabeira e Simão.
Com estrada boa, o desenvolvimento chega rápido e a Comunidade do Biongo, á 06 km da sede, que tinha apenas um Bar, hoje, tem Igrejas evangélicas, uma forte comunidade eclesial de Base e todas as famílias vivem de forma digna. Ele lembrou que seu mandato trabalhou para que chegasse até ali a energia elétrica através do programa Luz para Todos.
Ao visualizar a cidade, o parlamentar falou ao CN, que trabalhou também para o acesso até o Parque de Exposição Agnaldo Ramos e as vantagens desta obra foi observada pelas pessoas que participaram da exposição de 2010.
Pronunciamento – Ao falar durante o ato de inauguração da BA 411, na manhã de quarta-feira (14), Emério Resedá disse que a restauração deste trecho foi colocada com pauta de reivindicação após assumir com o Governador Jaques Wagner o compromisso de fazer parte de sua base.
Resedá deixou claro que estar satisfeito com a decisão tomada em dezembro de 2006, mesmo antes da posse do atual governador Jaques Wagner. “Vamos lutar, com todos os meus amigos, com o prefeito Renato Souza, para que a Bahia continue de todos nós”, finalizou Emério.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas