Será promulgada em 18 de fevereiro, em sessão conjunta do Congresso Nacional, a emenda constitucional que abre “janela” para troca de partidos sem perda de mandato. De acordo com o texto, os detentores de mandatos eletivos poderão deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda.
Na Assembleia Legislativa (AL) da Bahia, há, pelo menos, uma dezena de deputados que aguardam a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a abertura da janela tão esperada que permite ao legislador mudar de partido sem risco da perda do mandato eletivo.
Nessa lista de espera está o deputado estadual Alex da Piatã, eleito em 2014 pelo PMDB e apesar de integrar uma agremiação oposicionista, o parlamentar tem conversado com integrantes da base do governo da Bahia e vem sendo cortejado por partidos como o PSD, do senador Otto Alencar, o PSB, da senadora Lídice da Mata, PP, do vice-governador João Leão, e até pelo presidente do Legislativo, Marcelo Nilo.
Alex disse que, antes de qualquer coisa, conversará com seu partido atual e explicará que sua aproximação com o governo Rui Costa se deve ao seu eleitorado. “fui eleito sem palanque e minhas bases votaram em Rui Costa. Em Conceição do Coité, onde tive 15 mil votos, Tom Araújo (DEM), teve 13 mil e fomos os deputados mais votados”, lembrou.
O presidente do PMDB de Salvador, deputado federal Lúcio Vieira Lima disse ao site Bocão News que não foi informado da saída do deputado. “Fiquei sabendo pela imprensa, vou esperar ele me comunicar para opinar. Agora, ele não deve explicar para nós, ele tem que explicar aos eleitores dele”.Disse Lúcio.