Diferente da eleição de 2012, quando cinco chapas disputaram a Prefeitura de Aramari, município localizado no território Litoral Norte e Agreste Baiano com 329,6 km² e 10 039 habitantes, de acordo com o último censo, na eleição de outubro, pelo que está sendo desenhado, deverá ser disputado apenas por duas chapas. Esta foi à informação repassada para o CN pelo advogado Fidel Carlos Souza Dantas, segundo colocado na eleição de 2012.
Fidel Carlos disputou a eleição pelo PMDB e obteve 1.806 votos, correspondente a 26,57% dos votos válidos, perdendo para o atual prefeito José Carlos Alves Nascimento (PDT), que disputava a reeleição. Na ocasião, a soma dos votos válidos obtidos pelos candidatos que faziam oposição a Zé Carlos, como é chamado o gestor do município, totalizou 3.706, portanto a oposição teve 615 votos a mais.
Fidel Dantas disputou a eleição pela coligação formada pelo PT, PMDB, PPS e PC do B e desde que perdeu o pleito iniciou um trabalho de união de todos os partidos visando à disputa de 2016 e conta hoje com apoio, além dos partidos que caminharam juntos em 2012, com PTB, PTC, PTdoB e PRP. “Estamos conversando com o PT, com quem caminhamos em 2012, para que integre esta união que irá apresentar um projeto novo para Aramari”, falou Fidel.
O PT vem ensaiando apresentar um candidato a prefeito e Jose Amálio dos Santos, que disputou a eleição de 2012 pelo PR, obtendo 138 votos (2,03%), migrando para a legenda petista, poderá ser a opção. Segundo Fidel, Raimundo do Nascimento Batista, mais conhecido por Dinho de Julinho, que obteve 1.651 votos (24,29%), encabeçando a chapa pelo PV e Moacyr Dionervio, PTC, que também disputou a eleição, já estão lhe apoiando.
Os partidos serão organizados em três coligações na proporcional e irão apresentar 54 candidatos a vereadores na disputa das nove vagas da Câmara, sendo que quatro deles, Josivan Nascimento, “Zuza”, eleito pelo PV, hoje PMDB e Washington Luiz, mais conhecido por Rone Cardoso (PMB), além de Antonio Carlos Pereira, “Toinho de Julião”, que deixou o PV e passou para o Democrata, juntamente com o colega de legenda Arilson Suemar, eleito em 2012 pelo PP vai disputar a reeleição.
.
Fidel sempre foi do PMDB e o diretório municipal existe há 30 anos. Ele concluiu a conversa com o CN destacando o compromisso de Fidelidade que vem realizando com as comunidades, procurando ouvir a população e buscando subsidio para elaborar o plano de governo a ser apresentada a comunidade no período eleitoral.