Na última sexta-feira (29), sábado(30) e domingo (1°), Conceição do Coité vivenciou um grande circuito cultural alternativo com mistura de arte e cultura popular com arte de rua, espetáculos no Centro Cultural e Saraus na Praça da Babilônia. Veja o resumo da Agenda Cultural do final de semana no município:
Na sexta-feira (29)
Quem assistiu ao Espetáculo O Enigma da Dança, viveu um momento de muito talento, magia, brilho e beleza, proporcionado por uma turma de artistas cheia de vibrações e alegria no corpo. A sexta-feira (29), com reprise no sábado (30), em Coité, no Centro Cultural, deixou o público extasiado após cada performance dos bailarinos coiteenses e convidados, sob a direção do Willians Pretoh.
O espetáculo começou às 20h., e contou com a apresentação de palco do professor e produtor cultural, Venício Ferreira, que introduziu o evento, aquecendo o público para acolher o cardápio cultural da noite: Dança misturada com poesia e euforia da plateia, que vibrava em cada apresentação em individual e/ou em grupo.
Após o rápido e belo concerto da Orquestra Santo Antônio (OSA-Coité), quem deixou, também, sua marca poética, recitando poesias em dois blocos temáticos, foi o poeta coiteense e gestor municipal de cultura, Fredson Costa.
Emocionado com o resultado do Espetáculo, o bailarino e coordenador do evento, Willians Pretoh, pontuou: “Estou muito feliz com o brilho do espetáculo O Enigma da Dança, com a presença marcante do público coiteense e com os apoios obtidos no setor privado, como também, no poder público local, isto é, a Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, através do DECULT (Departamento de Cultura)”.
No sábado (30)
Semelhante aos saraus, que vem acontecendo nas praças públicas de Conceição do Coité, via gestão municipal, foi lançado, no último sábado (30), o Projeto Letramus idealizado pelo Prof. Moacir Côrtes Jr, do curso de Letras da UNEB (Campus XIV), na Praça da Babilônia, que contou com centenas de pessoas assistindo às performances artístico-culturais locais e convidados.
O Projeto embora tenha sido lançado no centro da cidade, é uma mistura de literatura com música e diversidade artístico-cultural, tendo em vista dinamizar as praças de bairros e comunidades rurais coiteenses.
Unindo forças institucionais, o Projeto Letramus tem como organizadores e realizadores a Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, através do DECULT – Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte; a ONG Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania (CPECC), e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Coité). Tendo como parceiro o Colegiado de Cultura de Conceição do Coité.
Ainda no sábado, os coiteenses foram contemplados com um cardápio variado de cultura em vários locais estratégicos da cidade. Na Orquestra Santo Antônio (OSA) aconteceu o 2º Encontro de Grafiteiros da Bahia, onde foram recebidos com concerto musical da OSA, depois foi a vez do grafite dar novos contornos às paredes externas do Teatro. No Encontro do ano passado, foram grafitadas as salas de aulas de músicas, desta vez, a parte externa do espaço teatral.
No domingo (1°)
Durante todo o dia, nos muros do Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, bairro do Açudinho, foi a vez da turma do grafite de Coité e convidados de Salvador e outras cidades do interior baiano darem show de cores, mensagens e nova visibilidade artística. Quem passar pelo colégio vai se encantar em ver. O evento foi coordenado por Dinei Fera, tendo o apoio financeiro da Prefeitura municipal local.
À noite o Sarau da Babilônia, em sua 4ª edição, lotou a praça encerrando a Exposição do Príncipe Kadar, especial mês da dança. O Sarau aconteceu em um clima apoteótico, com lindas performances de dança, do Núcleo de Dança Fênix (Coité) e bailarinos convidados, bem como cantores e poetas locais, sobretudo, a magia e o talento do Príncipe Kadar, representado por Lucas Afonso.
Com lagrimas nos olhos e com emoção em consumar o sucesso da Exposição e ter um Sarau especial com a temática o príncipe Kadar, bem como homenagem ao 1º de maio, de forma artística, Lucas Afonso, agradeceu todo o apoio da gestão atual e sua realeza, ou seja, convidados bailarinos e alunos de dança.
“Fruto da repercussão do concurso o Príncipe Kadar, que venci em Salvador, irei disputar, em forma de prêmio, na cidade de Dubai (Arábia), o título de Príncipe Internacional. Elevando, desse modo, o brilho de nosso chão e a vocação artística e os talentos de nossa gente brasileira”. Disse, Lucas Afonso.
A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité, Perpétua Sampaio, que marcou presença, disse que “apoiar eventos desse nível, possibilita ao público um final de semana mais vivo, dinâmico, harmônico e mais feliz. Logo, incentivar e fazer circular a arte e a cultura, reunindo tudo em um mesmo caldeirão, gera e resulta, pra nossa gente, mais alternativa de encontro, reencontro, amizade, alegria e lazer. Portanto, é bom no dom do viver, fazer acontecer a Saúde com Prazer”.
Questionado se alcançou o objetivo da Agenda Cultural de Final de Semana, em Coité, Fredson Costa, co-idealizador do Sarau da Babilônia e gestor municipal de cultura de Conceição do Coité, disse que está mais feliz em ver ruas, praças, auditórios, rodoviária, escolas, espaços públicos diversos serem ocupados e dinamizados pelos verdadeiros fazedores de cultura e agentes das diversas linguagens artísticas coiteenses. Dando, assim, mais vida, mais brilho e mais sabor ao cardápio cultural e, também, ao cotidiano de nosso povo, merecedor de todo empenho do Governo da Gente, que está propiciando à sociedade muitos eventos e uma gestão mais participativa. Logo, revolução pela arte e pela cultura! Pontuou, Costa.
Redação CN* com informações da DECULT