Além do deputado Joseildo Ramos (PT), cuja pré-campanha foi lançada na noite de sábado (06), no auditório do Alagoinhas Tênis Clube, outros sete nomes estão se movimentando para disputar a sucessão do prefeito Paulo Cezar Simões, que estar concluindo seu segundo mandato. Em 2012, a disputa aconteceu entre três candidatos, ou seja, Paulo Cezar (PDT), Joseildo Ramos (PT) e Jose Gilvan dos Santos (PSC).
O ex-prefeito de Sátiro Dias, o médico Joaquim Neto, cuja pré-candidatura foi lançada no dia 29 de abril, na presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, colocou seu nome após receber uma expressiva votação para deputado estadual em 2014 no município, obtendo 8.644 votos, lhe credenciando para disputa. Joaquim disputou uma vaga para Assembleia Legislativa pelo PTC e ficou na terceira posição entre os mais votados em Alagoinhas, atrás de Joseildo Ramos (13.868 voos) e João Rabelo (10.403 Votos). Josildo e João Rabelo são naturais de Alagoinhas.
No inicio do ano, a senadora Lídice da Mata (PSB) apresentou durante encontro do PSB a ex-deputada estadual e atual secretária de Infraestrutura da cidade, Sônia Fontes, como nome do partido para candidatura à prefeitura nas eleições deste ano. Na ocasião, Lídice convocou a militância de jovens, mulheres e pequenos e médios empresários para que a Sônia Fontes se apresentasse como uma candidata forte e viável esteja dentro de um movimento sustentado pelo próprio partido.
Samara Diamond Fonseca Braga, 32 anos, é pré-candidata à Prefeitura pelo PSOL e se concretizada, será a primeira trans que pretende disputar o Executivo municipal no Brasil. À filiação ao PSOL aconteceu no início de 2015 e justificou seu ingresso na política em razão do cansaço e da experiência concreta de ver o sofrimento das minorias, que em seu entendimento não possuem em Alagoinhas políticas públicas voltadas para suas mais urgentes necessidades.
O vereador Radiovaldo Costa Santos, eleito em 2012 pelo PT com 1.660 votos (2,14%), ficando em primeiro lugar entre os eleitos, temendo não ter espaço na disputa dentro do Partido dos Trabalhadores, migrou para o REDE.
O ex-deputado estadual Filadelfo Neto, que exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa nos períodos de 1983/1987 e 1987/1991), também vem trabalhando seu nome para disputa. O PV apresenta Renato Almeida e o PSC, Marcos Ramos.
Cenário na Câmara de Vereadores – Com exerçam do vereador Radiovaldo Costa Santos (REDE), os demais, na maioria em partidos novos, vão a reeleição.
Os quatro mais ferrenhos na oposição do prefeito Paulo Cezar, apenas Luciano Sérgio se manteve no PT e Jorge Mendes, PSB, legendas que disputaram a eleição em 2012. Jenser Sanory deixou o PMDB e foi para o REDE e Radiovaldo Costa, trocou o PT pelo REDE.
Os mais fies a Paulo Cezar, Djalma Bispo (PRB), Cleto da Banana (PTC), se mantiveram nos partidos de origem e Gilson Guimaraes, deixou o PTC e foi para PEN.
O democrata atraiu cinco vereadores, ou seja, Professor Arão (PTC), Jose Edesio (PDT), Jorge da Farinha (PTN), Raimunda Florencio (PDT) e Lenaldo Fotógrafo (PTC). Roberto Torres manteve no Democrata liderado pelo deputado federal Paulo Azi.
Caio Ramos migrou do PHS para o Rede juntamente com Carlos Renan, primeiro suplente pelo PP e assumiu o mandato com a morte do vereador Djalma Bispo dos Santos. Os vereadores Cabeça deixou o PCdoB e Edilon, o PR e foram para o PV.
Quem pretende voltar a Câmara é José Ricardo Buldogue de Oliveira, mais conhecido por Buldogue, eleito vereador em 2008 com a maior votação já vista em Alagoinhas, com mais de três mil votos, no entanto, por conta do seu mandato, na eleição seguinte não chegou nem a 10% , ou seja, obteve apenas 298 votos (0,38%).