Situação politica em Nordestina começa a esquentar por conta da aproximação da campanha eleitoral. Na ultima terça-feira, 10, foi publicado uma reportagem sobre a mobilização dos pré-candidatos a prefeito pela oposição que tem como um dos principais nomes o médico Erivaldo Carvalho que em entrevista falou sobre a deficiência da saúde, que segundo ele, na condição de conhecer de perto fez criticas em relação à marcação de exames que deixa o paciente esperando até 2 anos para realizar, e o transporte para levar o paciente quando é avisado com até um mês de antecedência e no dia da viagem muitas vezes não tem carro a disposição, sua demissão da Prefeitura entre outros assuntos.
A assessoria do prefeito Wilson Matos, “Ito” ao tomar conhecimento da manifestação do médico encaminhou nota que chama de “Carta resposta ao Calila” para responder as criticas de Doutor Erivaldo.
Estimados conterrâneos.
Em resposta ao Calila Notícias sobre os comentários do ex-diretor do Hospital Dr Otto Alencar, do município de Nordestina, confesso que gostaria de comentar mais sobre a grande festa realizada no dia 09 de maio, em comemoração aos 31 anos de emancipação política de nossa cidade.
Falar da alegria das pessoas que lá estavam da sede do município, da zona rural e das cidades vizinhas. O maior presente que um homem público pode esperar do seu povo é o reconhecimento, os abraços fraternos, os agradecimentos que recebemos desde a alvorada, na madrugada, até ao findar a festa, tanto na praça quanto em nossa residência. Meu muito obrigado a todos que prepararam e participaram da nossa festa.
Quanto ao comentário do ex-diretor do Hospital, pontuamos 2 fatos simples:
* Quando ele afirma que lembra com tristeza sua demissão, e afirma que na época não tinha intenção de ser candidato pela situação nem pela oposição. Lembramos que na sua manifestação pública, ele afirmou que foi afastado do cargo por que era um possível candidato a prefeito de Nordestina, por conta disso foi demitido (ler nota anterior dele). Cabe uma pergunta, “faltou com a verdade lá ou agora”?
* Com a relação ás deficiências apontadas na saúde, de novo, me reporto a nota emitida por ele, onde afirmava as grandes realizações de seu trabalho, a brilhante equipe da saúde do município e agora afirma que existem exames solicitados há dois anos e que não são atendidos pelo município, e que muitas vezes o paciente recebe o direito de fazê-lo depois de falecido. Pois bem, vamos ao fato. Dos dez anos em que trabalhou em Nordestina como médico plantonista, médico do PSF da comunidade Lagoa da Picada e nos últimos seis anos como diretor do Hospital teve como coordenadora do mesmo hospital sua esposa. Não se registrou em nenhum momento uma circular, uma notificação relatando ao executivo municipal tal deficiência ( vale lembrar que deixou o cargo apenas há 3 meses). Cabe de novo algumas perguntas. Se esses fatos ocorreram porque medidas corretivas não foram tomadas? Visto que era de responsabilidade e quem dirige o Hospital. Será que já havia má-fé com outras intenções? Ou será que era incompetência de ambos? Prefiro acreditar que confiei em profissionais responsáveis, comprometidos e que esses fatos não aconteceram. Até porque sempre houve á disposição da saúde e da direção do hospital 5 ambulâncias, 1 microônibus com 3 viagens semanais para salvador, 1 SPIM viajando quase que diariamente, 1 fiat UNO e uma dublô (fretada), como podem ser verificadas em relatórios de viagens; e mais 6 veículos para transportar os pacientes da zona rural para a sede.
Não vamos falar aqui das ações desenvolvidas na saúde, porque prefiro apresentá-las em uma outra possível resposta. De novo quero reafirmar que todos têm o direito de colocar seu nome á disposição do povo, que é soberano, mas o que posso garantir é que seja quem for o próximo prefeito de Nordestina, receberá uma cidade organizada, equilibrada financeiramente e com o respeito das instituições estaduais e federais, fora os quase 5 milhões de obras realizadas ainda entregues nesse governo. Com certeza deixaremos mais 3 milhões em andamento para serem concedidos no ano seguinte. Mas o legado maior que o novo gestor receberá é a AUTO-ESTIMA, o ORGULHO e o SENTIMENTO de PERTENCER a esta cidade.
Um abraço fraterno e boa sorte.
Prefeito Ito