O prefeito de Conceição do Coité Francisco de Assis (PT) que a menos de uma semana apareceu na mídia com a gestão mais transparente da Bahia, surpreendeu a muita gente nesta segunda-feira, 13, quando postou na sua página pessoal do Facebook um texto, cujo o titulo mais parece um desafio para quem pretende ser prefeito de um município como Conceição do Coité e ao mesmo tempo parece a publicação de edital de Leilão da Prefeitura.
O prefeito que tem fama de zelar pelo dinheiro publico mais do que o dele fez a seguinte postagem:
A colocação do prefeito de certo modo desanimou parte da militância petista e aliados, e para a critica política deixou a entender que não tem pretensão de se candidatar a reeleição.
Comentário de pessoas conhecidas da sociedade coiteense na página do facebook divide opiniões. Cláudio Resedá, vice- presidente do Sindicato Rural (patronal) por telefone afirmou ao CN que a mensagem dava a entender que o prefeito não iria disputar a pleito.
O vereador Betão, ex-presidente da Câmara de vereadores, tentou animar a militância aos colocar o refrão de uma música popular: “É nóis, e depois de nóis é nóis de novo”. A professora Cláudia Lopes, diretora da escola estadual Duque de Caxias, no povoado de Aroeira, lembrou que os desafios são inúmeros e desestimulantes, mas quer Assis mais uma vez prefeito de Coité.
O desportista Everaldo Lopes Carneiro, “Vero”, afirmou que é o sinal da derrota previsivel. “Ser oposição é uma coisa, encarar a realidade sentindo na pele é outra”.
Francisco de Assis tem 51 anos, é natural de Riachão do Jacuípe, reside a quase 30 anos na cidade de Conceição do Coité, funcionário da Caixa Econômica.Concorreu o primeiro cargo político em 2000, ficando em terceiro lugar entre os concorrentes da cadeira do Executivo. Em 2004, optou pela candidatura a a vereador e elegeu-se como mais votado na história e em 2008 voltou a disputar a Prefeitura obtendo 15.286 votos, correspondente a 42% dos votos válidos, na ocasião perdeu a eleição para Renato Souza.Teve ainda concorrendo a vaga de prefeito Alex da Piatã que ficou em terceiro lugar.Muitos lamentaram não ter ocorrido a união das oposições, pois, a soma dos votos de Assis com de Alex foi superior a votação de Renato.
Em 2012, Assis (PT) e Alex (PMDB) chegaram a um acordo e juntos foram para novo embate contra Renato Souza (PP) e juntos obtiveram 18.998, vencendo a eleição com 3.068 votos de frente e quebrando uma hegemonia de 40 anos de governo de um mesmo grupo político liderado por Hamilton Rios
A política coiteense, assim como na grande maioria dos municípios, está ‘morna’ e muito diferente de pré-campanhas anteriores, mas depois dessa postagem de Assis poderá ganhar novo rumo, pois, a oposição pode montar uma estratégia para explorar essa postura desanimadora do gestor, enquanto que os aliados certamente não vão querer “entregar de mão beijada” um governo que embora seja do conhecimento de todos, a crise que assola os municípios, a gestão de Assis mantém salários em dias e continua entregando benefícios a população.
Redação CN