O vice-prefeito de Santo Amaro, no Recôncavo, Leonardo Araujo Pacheco, foi preso na manhã desta quinta-feira (14), na “Operação Adsumus” . A ação do Ministério Público da Bahia cumpre mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nos municípios de Santo Amaro, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador.
De acordo com o MP-BA, a operação tem como objetivo combater fraudes em licitações, além de crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Ainda segundo o MP, o esquema envolvia empresários e agentes públicos da prefeitura de Santo Amaro, e há constatação de que as ações tinham o aval do vice-prefeito do município.
Juntos, prossegue o MP, empresários e agentes públicos movimentaram milhões, desde 2011, em contratos de obras públicas que se arrastam no tempo, com justificativas de prorrogações “forjadas”. A fraude se dava no favorecimento de um grupo específico de empresas para a compra de materiais e locação de máquinas a serem utilizadas na realização de obras prorrogadas indefinidamente sem justificativas plausíveis.
A partir das investigações, verificou-se intensa movimentação financeira concentrada pelas Empresas Grauthec Construtora Ltda, Oliveira Santana Construções, Serv. Bahia Locações de Máquinas e Equipamentos Ltda e Real Locações de Máquinas e Equipamentos Ltda.
Bahia Notícias