Com o assassinato do comerciante do ramo de material de construção e distribuidora de gás, Jarbas Mascarenhas Souza, no dia 15 de junho, ou seja exatamente um mês, na ocasião tido como pré-candidato a prefeito pelo Partido Social Liberal – PSL, o vereador José Florin Lima Santos, mais conhecido como Florin da Ambulância, do Partido Trabalhista Cristão (PTC),assumiu a missão de pré-candidato a prefeito apoiado pelo grupo de oposição e por cinco, dos noves vereadores que compõe a câmara.
Segundo Florin da Ambulância, Jarbas Mascarenhas, inicialmente, surgiu como candidato da situação e 30 dias antes de ser assassinado havia rompido com o grupo do prefeito e firmado com ele e com atual vice-prefeito Geraldo Cunha de Cerqueira (PCdoB), um compromisso de fazer uma pesquisa eleitoral no dia 30 e o que melhor despontasse seria o candidato a prefeito e o segundo, vice-prefeito.
Em 2012, dos 09 vereadores eleitos, apenas Florin da Ambulância e o vereador Moacir Cerqueira Sousa foram eleitos pela oposição e, no dia da posse Moacir do Alto Alegre, como é conhecido o ex-PTN, aderiu à situação e migrou. Florin contou ao CN que todo esse tempo fez oposição com responsabilidade e foi crescendo na opinião popular a ponto de ser “travado” pelo líder politico do grupo ao qual pertence, Paulo Ribeiro, ao verificar o espaço que estava sendo ocupado.
Florin da Ambulância terá como pré-candidato a vice-prefeito, o presidente da Câmara, vereador Givaldo Ferreira Santos (PSL), conhecido por Vadão Ferreira, que era o desejo de Jarbas, caso não pudesse ser o candidato. A convenção que homologará a chapara Florin e Vadão será no domingo, dia 24, às 10h.
O trabalhista Cristão falou da necessidade urgente de implantar no município um novo projeto político, pois segundo ele, em Santanópolis há carência de segurança, melhor educação, saneamento básico e sobre tudo, um governo que aumente a auto estima da população.
Florin deverá disputar a eleição com o ex-vereador Gilson Cerqueira Almeida (PP), popularmente chamado de Vitor do Posto. Vitor disputou a eleição em 2012 pelo PRB e foi o mais votado do pleito, obtendo 458 votos, corresponde a 6,61% dos votos válidos e no dia 15 de abril de 2015 renunciou o mandato sob alegação que estava sendo muito criticado e sua família estaria sendo alvo de boatos. Em seu lugar assumiu Jarbas Lima Silva, conhecido por Jarbas de Têca e na época disputou a eleição pelo PRB.
Redação CN