Cansanção – A pouco mais de dez dias para finalizar o prazo de realização das convenções para homologação das chapas para disputar as eleições de outubro, o prefeito Paulo Henrique Passos Andrade (PRP) assumiu a pré-candidatura a reeleição e vem vivendo esse momento com muita expectativa e satisfeito pela quantidade de liderança que está lhe apoiando e segundo ele, por fazer parte de um grupo sólido e disposto a lutar para vencer o pleito.
Paulinho, como é conhecido, assumiu a prefeitura de Cansanção em dezembro de 2015, depois que a Justiça Federal afastou o prefeito Ranulfo Gomes (PSD) por conta de supostas irregularidades cometidas na administração e que ainda estão sendo investigadas.
Segundo Paulinho, o nome para ocupar a vaga de vice-prefeito ainda não foi definido, mas existem várias lideranças aptas e capazes. “A democracia tem que prevalecer e através dela, depois de ouvir os presidentes de partidos e reunir com as mais diversas lideranças que nos apoia, aquele que obtiver a aceitação da maioria, será nosso vice e os demais, tenho certeza que caminharão conosco e participarão do governo”, falou Paulinho.
Sobre os oito messes que está à frente do município,Paulinho disse que tem o que mostrar para população nos mais variados setores e chamou atenção para o setor de saúde, área que segundo ele, a gestão anterior vinha avançando e que buscou melhorar ainda mais. “No momento certo permitido pela justiça eleitoral, apresentaremos para os nossos munícipes o que poderemos fazer nos próximos quatro anos e colocaremos nosso nome para avaliação popular”, externou o republicano.
O CN perguntou a Paulinho se o fato de o prefeito Ranulfo Gomes ter sido afastado pela Justiça Federal afetaria sua candidatura à reeleição, ele respondeu que não. Lamentou o ocorrido e disse que vem buscando avançar e consertar onde social democrata teria errado. “Se o apoio de Ranulfo afeta ou não minha candidatura , isso depende do olhar de cada um, mas prefiro partir do principio de que, se Ranulfo errou, acertou bastante e melhorou a cidade, e não há dúvida que os acertos foram bem maiores, isso é fato” afirmou.
Paulinho falou que vem conversando com diversos partidos para formar a coligação e garantiu que as conversas estão fluindo e deverá definir a composição da chapa até o dia 1º de agosto, último dia da festa profana de Senhora Santana, maior festa popular do município.
O prefeito conta com o apoio dos vereadores Diodato Gois da Silva (PR), Gisania de Jesus Lima (PPS), Roberto Santana da Silva, mais conhecido por Robertao (PROS), Cristiano Santana de Oliveira, que é chamado de Cris do Rubem (PSD), que assumiu o mandato na vaga do vereador Agnaldo Alcântara da Silva, que faleceu e dezembro de 2015, José Barbosa Ribeiro (Zé do Cirilo – PSD), Natanael Ferreira de Souza (Licuri da Brahma – PSD) e Rodrigo Gomes Moura (PSD).
Da bancada de situação, dois nomes: Zé do Cirilo, o mais votado em 2012, e Gisania Lima, eleita pelo PP e migrou para o PPS, sinalizam desejo de compor a chapa com Paulinho. Também aparecem na disputa para vice-prefeito, o ex-secretário da agricultura nas gestões do prefeito afastado Ranulfo Gomes e no mandato de Paulinho até o mês de abril, Osmilton Ribeiro, militante histórico do PT e do movimento sindical rural, que deixou o partido dos trabalhadores, migrando para o PSD. Ao falar para o CN, garantiu que o grupo que vem apoiando Paulinho é forte e tem grandes nomes para compor a chapa e se coloca dentre eles por conta da história e do trabalho realizado no município, principalmente pela militância petista de muitos anos.
Na opinião de Osmilton, para colaborar com o prefeito Paulinho, necessita construir uma politica mais consolidada e que apesar da idade, Paulinho vem ganhando mais experiência na politica e qualquer um dos nomes cotados para ser candidato a vice-prefeito vão contribuir muito. “Eu me coloco a disposição para contribuir também e vejo que não podemos perder o foco de uma gestão que tem dado certo e não devemos voltar ao Cansanção do passado, principalmente aquele período negro dos salários atrasados”, concluiu.
O empresário Rosalvo de Souza Silva (PMDB), até dezembro de 2015 trabalhava em busca de apoio como pré-candidato a prefeito, mas desistiu da ideia quando Paulinho assumiu o mandato e também pleiteia ser candidato a vice-prefeito. Rosalvo do Espaço Lux, como é chamado, defende a tese de um nome novo na política local e entende que Paulinho é o novo e que somado a ele, pode se fazer mais pela melhoria da qualidade de vida do povo.
Rosalvo do Espaço Lux está disposto a contribuir com a campanha, mesmo que não seja escolhido como vice-prefeito, mas não aceita que esse nome seja resultado de uma manobra política.
O nome do ex-tesoureiro da prefeitura, José Orlando Pinheiro Júnior (PSD), sobrinho do prefeito afastado Ranulfo Gomes, também aparece como pré-candidato a vice-prefeito e o preferido pelo tio. Júnior, juntamente com Ranulfo, com a então primeira dama que exercia o cargo de secretária de Saúde, Vilma Gomes, Valdirene Rosa de Oliveira, cunhada do Ranulfo, então Secretária de Educação, também foram afastados da função por determinação da justiça federal.