Um pé de couve de 4,10 m de altura vem chamando atenção das pessoas que são convidadas a conhecer a hortaliça em um terreno de propriedade do empresário Gildásio Cordeiro de Almeida, (Gildásio da Discolândia). O empresário disse que cultiva hortaliças há 20 anos, para seu próprio consumo, evitando assim produtos contaminados e com agrotóxicos e a couve faz parte de sua alimentação.
“Planto de tudo que for hortaliças aqui e este pé de couve está com três anos a sete messes vem me surpreendendo, ele tem várias espécies, eu conheço cinco, mas essa que atingiu a altura de mais de quatro metros eu cultivo sempre e no máximo que chegou a minha horta foi a pouco mais de um metro e meio. Eu acho que vai crescer muito mais, porque os outros começam a ficar com o caule fino e morre, e este se mantém firme”, disse.
Ainda segundo o empresário, até um amigo de pré nome Orlando, que é agrônomo ficou impressionado com o tamanho do vegetal. “Eu vou continuar cultivando certinho, sem produtos químicos e chamar vocês do Calila no futuro pra mostrar ele bem maior”, garantiu.
A verdura cultivada por Cordeiro faz com que ele suba em uma escada para colher as folhas.
Saiba mais desta hortaliça
A couve é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Esta hortaliça é um ótimo remineralizante para o organismo, é laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. Além disso, a couve é muito boa para combater as enfermidades do fígado, como a icterícia e os cálculos biliares, assim como os cálculos renais, as hemorróidas, e as menstruações difíceis ou dolorosas.
Em suco, é um tônico excelente, muito recomendado às crianças em fase de desenvolvimento. O caldo da couve cozida é indicado nas enfermidades da pele.
A couve dissolve também os cálculos, combate a artrite, desinfeta o intestino, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes. Em caso de febre, aplica-se à cabeça do enfermo cataplasma refrescante de folha de couve, que serve, também, para tratar feridas inflamadas.
As folhas de couve cozidas ao vapor e aplicadas topicamente de hora em hora, em forma de cataplasma quente, são boas para combater a gota, a artrite, as dores reumáticas em geral, e as nevralgias. Também tiram a dor em casos de inflamação dos rins e do fígado.
Para uma boa compra é só verificar se as folhas estão bem verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amarelas indicam que a couve está velha.
A couve conserva-se em geladeira em boas condições por uma semana, e seu período de safra é de agosto a fevereiro.
Raimundo Mascarenhas