O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, entregou à Polícia Federal os áudios das conversas que teve com o presidente Michel Temer (PMDB) e com o assessor de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha.
As gravações foram feitas antes de Calero pedir demissão do cargo e foram entregues à PF na segunda-feira (28). No mesmo dia, os arquivos foram encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Calero se demitiu acusando o então ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, que também já deixou o cargo, de pressioná-lo para liberar a obra de um prédio em Salvador, onde Geddel é dono de um dos apartamentos.
Em entrevista ao “Fantástico”, Calero voltou a dizer que havia gravado diálogos com autoridades do governo,porém, disse também que não poderia confirmar quem eram os “interlocutores”.
Leia a transcrição de uma conversa entre Calero e Temer:
Marcelo Calero: Oi, presidente.
Michel Temer: Oba. Oi, Marcelo, tudo bem, Calero?
Marcelo Calero: Como vai o senhor, tudo bem?
Michel Temer: Bem, graças a Deus.
Marcelo Calero: Maravilha.
Michel Temer: Então…
Marcelo Calero: Eu fiz uma reflexão muito grande de ontem pra hoje e agradeço…
Michel Temer: Pois não…
Marcelo Calero: … muito por o… por senhor ter insistido, mas eu realmente…
Michel Temer: …Hum…
Marcelo Calero: …quero pedir minha demissão e quero que o senhor aceite, por gentileza, porque eu não me vejo mais com… com condições e espaço de estar no governo.
Michel Temer: Interessante.
Marcelo Calero: É… então, assim…
Michel Temer: Tudo bem. Se você não… se é sua decisão, viu, o Calero, tem que respeitar. Ontem acho que até fui um pouco inconveniente, né? Insistindo muito pra você… pra você permanecer é.. confesso que não vejo razão pra isso mas você terá as suas razões.
Marcelo Calero: Sem dúvida.
Na conversa com Rocha, há uma discussão a respeito da situação do imóvel de Geddel.
Leia:
Gustavo Rocha: É, eu… eu tô te ligando que… é… eu tô dando entrada com pedido protocolar. [Vou] protocolar o recurso lá no Iphan.
Marcelo Calero: Tá.
Gustavo Rocha: Vou protocolar uma cópia aí.
Marcelo Calero: Tá. Mas eu… eu… eu até falei com o presidente, Gustavo, eu não quero me meter nessa história não.
Gustavo Rocha: É, e o que ele me falou pra… pra falar era, “veja se ele encaminha, e num precisa fazer nada, encaminha pra AGU”. Falou isso comigo ontem, né? Aí eu falei “não, eu falo isso com ele”.
Marcelo Calero: Bom… tá, eu vou… eu vou fazer uma reflexão aqui, Gustavo. Agora, mudando de assunto, Ancine, é… eu pedi uma correção pro texto que me chegou hoje de manhã e… eu tô dependendo da velocidade aqui do nosso jurídico…
Em nota, a Casa Civil informou que sobre o conteúdo da conversa Gustavo Rocha apenas disse que iria encaminhar recurso ao Iphan, de autoria de outro advogado, que fora deixado equivocadamente no gabinete do assessor.
Correio24H