“Hoje, todos os clubes do Brasil são um só. #Forçachape”. Foi com esta frase que todos os clubes brasileiros das Séries A e B mudaram seus escudos para o emblema da Chapecoense em preto e branco nas redes sociais oficiais. Os clubes também se uniram para outro propósito mais nobres.
Até ontem, oito clubes da Série A do campeonato Brasileiro se manifestaram a favor de medidas para a reconstrução da Chapecoense, clube que sofreu um trágico acidente aéreo na Colômbia, país onde o clube catarinense disputaria a final da Copa Sul-Americana.
Palmeiras, Santos, Botafogo, Corinthians, São Paulo, Fluminense, Cruzeiro e Coritiba enviaram um manifesto para a CBF, solicitando medidas a favor da Chapecoense. Entre elas, a que o clube catarinense esteja isento de rebaixamento pelos próximos três anos na Série A. Caso o representante catarinense fique entre os quatro últimos nas próximas três edições, o 16ª cairia.
A outra medida é que clubes possam ceder jogadores por empréstimo, sem nenhum custo para a Chapecoense. Deverá ocorrer uma reunião com todos os principais clubes com a CBF, afim de oficializar os pedidos. A dupla Ba-Vi não se manifestou oficialmente sobre a media sugerida.
Atual campeão brasileiro de 2016, o Palmeiras foi além. O clube solicitou à CBF que jogue com o uniforme da Chapecoense contra o Vitória, próximo dia 11 de dezembro, no Barradão, pela última rodada do Brasileiro. O Flamengo também pretende jogar com o uniforme da Chapecoense. Todos os participantes da Série A decretaram luto de três dias, com exceções de Santos e Coritiba, que ficarão de luto por uma semana. O Atlético Mineiro, adversário da Chapecoense na última rodada do Brasileiro, pediu que a CBF cancele este jogo. O Galo alega não ter clima para disputar o duelo.
O Libertad, do Paraguai, disponibilizou todo seu elenco para a Chapecoense terminar a temporada.
Jogadores ficaram em Chapecó-SC:
Goleiros: Nivaldo, Marcelo Boeck e William;
Lateral: Cláudio Winck;
Zagueiro: Demerson e Rafael Lima;
Volante: Moisés;
Meias: Lucas Mineiro, Neném e Andrei;
Atacante: Pedro, Hyoran, Martinuccio e Lourency.
Fonte: Correio