A seleção de Santaluz depois de realizar mais uma bela campanha no Campeonato Intermunicipal deu adeus ao sonho da conquista inédita ao perder para Itaberaba na tarde deste domingo, 11, no Estádio Primavera, em Itaberaba por 2 a 0. No primeiro jogo a seleção luzense havia vencido por 1 a o e quebrado a invencibilidade da seleção da Chapada Diamantina que tinha 100% de aproveitamento e entrou em campo jogando pelo empate.
O jogo
O que podia se esperar era um jogo movimentado principalmente para a seleção de Itaberaba que precisava vencer por dois gols de diferença para garantir a vaga na final e com a proposta de jogo ofensivo determinado pelo treinador Zé Carijé, a equipe partiu com tudo e aos 3 minutos já abria o placar através do jogador Nan. Bola lançada na grande área, zaga e ataque subiram na disputa e acabou sobrando para Roni Serrinha que sozinho na entrada da grande área chutou forte, o goleiro luzense seguia na trajetória da bola, mas encontrou Nan pelo caminho que desviou e a bola foi morrer no lado esquerdo.
O placar aberto já tirava a vaga de Santaluz, mas também não garantia a vaga de Itaberaba, pois a decisão sairia nas penalidades e motivados pelo gol os donos da casa tiveram maior domínio de bola, embora seu goleiro Lupitinha tivesse que se esforçar muito principalmente com lançamentos dentro da sua área.
Veja o gol e entrevista de Pitchaco
A coisa se complicou mesmo foi aos 46 minutos da primeira etapa, o atacante de Itaberaba avançou procurando a linha de fundo e o zagueiro Maicon colou a perna impedindo sua passagem, o arbitro estava próximo do lance e apitou marcando a penalidade máxima. Pitchaco partiu para cobrança e bateu forte a meia altura no canto direito de do goleiro Whallison que chegou a tocar na bola mas não conseguiu evitar o segundo gol que viria a garantir a vaga para Itaberaba. Aos 48 minutos o atacante Eri desperdiçou a melhor chance do primeiro tempo para Santaluz, ele conduziu a bola até a linha da pequena área e chutou rasteiro, o goleiro Lupita saiu bem e conseguiu defender com os pés.
O segundo tempo Santaluz entrou com mais determinação, enquanto Itaberaba ficou mais recuada e era nítido o pouco interesse de partir para cima de Santaluz, pois o placar de 2 a 0 já estava de bom tamanho para suas pretensões. A seleção luzense teve melhor domínio na segunda etapa mas não conseguia se infiltrar na zaga adversária e uma dos melhores lances foi aos 36 minutos, bola lançada para o centro da grande área, o jogador Bambam dominou e chutou forte não dando chance para Lupitinha, mas o bandeirinha estava assinalando impedimento. Momento de muita revolta, pois os jogadores de Santaluz afirmaram que foram prejudicados com a marcação.
A partir daquele momento Itaberaba passou a praticar a famosa catimba e o arbitro precisou amarelar alguns jogadores pela demora na reposição da bola, inclusive o goleiro. Os cinco minutos de acréscimos não foram aproveitados pela seleção luzense que antes perdeu Robinho depois de sofrer uma pancada na cabeça.
Fim de jogo e fim do sonho do titulo inédito. Santaluz que nos últimos cinco anos havia ficando com vice campeonato, amarga agora o terceiro lugar, enquanto Itaberaba vai decidir o titulo inédito contra a seleção de Itabela que também estava com 100% de aproveitamento e hoje perdeu em casa para Camamú por 3 a 2, como havia vencido no jogo de ida por 2 a 1, a decisão saiu no pênaltis e Itabela se deu melhor, venceu por 4 a 3.
Portanto a grande final ficou mesmo com as seleções que mais pontuaram na competição, Itabela teve um gol a mais de saldo e por isso vai decidir em casa. O primeiro jogo será já no próximo domingo no Estádio Primavera e o segundo só no ano que vem, dia 8 de janeiro para a grande final em Itabela.
Equipe da TVE concluiu que o gol de Santaluz foi anulado corretamente e elogiou Zé Carijé
Redação CN