Depois do discurso da presidente Dilma Rousseff, na abertura da XIV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, onde a mesma anunciou diversas ações imediatas atendendo as demandas municipalistas, os prefeitos baianos comemoraram as conquistas para suas cidades.
Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito de Camaçari, Luiz Caetano afirmou que, “o que Dilma fez hoje aqui foi o reflexo da importância desse movimento que estamos fazendo em Brasília. Esse movimento resultou na liberação de recursos para os municípios, beneficiando bairros, ruas e consequentemente a população brasileira. Isso sim é a aplicação na prática de nosso trabalho aqui na Marcha”.
Um dos prefeitos baianos que mais comemorava o discurso de Dilma foi o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, que juntamente com sua equipe, foram à Brasília em busca da liberação do pagamento de restos a pagar de uma obra de urbanização do bairro da Condolândia desde outubro de 2010 por falta de pagamento. O motivo da comemoração foi o anúncio da liberação imediata, pela Caixa Federal, de R$ 750 milhões para pagamentos de Restos a Pagar de obras já em execução.
“Dilma deu a ordem ontem, anunciou hoje e eu já receberei a verba amanhã para retomar as obras. Estamos parados desde o ano passado por que o repasse da ordem de R$ 550 mil estava emperrado. Depois de passar o dia em busca dessa liberação, bastou Dilma anunciar e eu recebi a confirmação, via SMS, de que a verba está liberada e eu posso fazer o pagamento e retornar a obra amanhã. São mais de oito mil pessoas beneficiadas com o retorno das obras”, comemorou o prefeito Ricardo Machado.
Outro que estava comemorando foi o prefeito de Barra do Rocha, Jonatas Santos. “Eu estava tentando há algum tempo recursos para implantar o esgotamento sanitário lá do município. Mas, como temos apenas 6.220 habitantes não tínhamos condições de entrar no PAC 1. Com essa medida Dilma responde a um dos grandes questionamentos dos municípios pequenos que até então ficavam de fora dos grandes programas do governo federal”.
Além de comemorar o PAC 2, o prefeito de Serrolândia, Gildo Bispo, destacou o anúncio dos recursos federais para a reforma de unidades de saúde nos municípios. “Eu estou com este tipo de problema lá em Serrolândia. Estou com um posto desativado por falta de recursos para reforma-lo. Agora, com esta decisão de Dilma, poderei iniciar a reforma e atender as necessidades do povo”.
Presente na Marcha à Brasília, o deputado estadual Bira Coroa (PT), ressaltou que o PAC2, atenderá a mais de 80% dos municípios baianos. “Esse projeto atenderá a maioria dos municípios brasileiros, tendo uma real expansão nacional. Pois, o país é composto em sua maioria de municípios pequenos. A Bahia, por exemplo, é composta por 80% de municípios com menos de 50 mil habitantes. Essa e as outras decisões anunciadas por Dilma comprovam de uma vez por todas a sua forma municipalista de governar”.
UPB/ fotos: Agência Brasil