O juiz Sérgio Moro, responsável por conduzir as investigações da Operação Lava Jato, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Lula e mais sete pessoas na Lava Jato e com isso eles se tornam réus no processo. A denúncia havia sido apresentada na última quinta-feira (15) e envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento de Lula, em São Bernardo do Campo.
“Quanto ao apartamento 121 ocupado pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, consta, em cognição sumária, prova de que o custo para aquisição em 2010 foi suportado pela Construtora Norberto Odebrecht, que não há prova documental do pagamento de aluguéis entre 2011 a 2015, que o locador apresentou explicações contraditórias sobre o recebimento dos aluguéis e que são inconsistentes com as declarações de advogado que, segundo o locador, teria recebido parte dos aluguéis”, disse Moro ao aceitar a denúncia.
Esta é a quarta denúncia contra Lula em processos relacionados à Lava Jato. Nos outros três, a Justiça aceitou os pedidos do MPF e o ex-presidente virou réu. Lula também é alvo de denúncia na Operação Zelotes. Além dele, estão no processo da Lava Jato: Antônio Palocci Filho, Branislav Kontic, Demerval de Souza Gusmão Filho, Glaucos da Costamarques, Luiz Inácio Lula da Silva, Marcelo Bahia Odebrecht, Marisa Letícia Lula da Silva, Roberto Teixeira.