O prefeito do Município de Bom Jesus da Lapa no Oeste da Bahia, Eures Ribeiro (PSD) vinha sendo único nome com pretensão de concorrer a eleição para presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB, que deverá acontecer na segunda quinzena de janeiro. No entanto, a partir do 5º Encontro de Prefeitos promovido pela UPB a cerca de duas semanas, o futuro prefeito de Euclides da Cunha, no Nordeste da Bahia, Luciano Pinheiro, observando a ampla divulgação do nome de Eures, disse que a escolha não poderia ser daquela forma, com uma minoria escolhendo o socialdemocrata como opção única, e Luciano Pinheiro afirmando que não poderia aceitar uma decisão arbitraria.
Pinheiro disse que sua candidatura foi lançada porque a grande maioria dos prefeitos, hoje mais de 100, não pôde opinar, nem fazer reivindicações junto ao outro grupo.
Eures Ribeiro em contato com a redação do CN pediu o direito de resposta, sobretudo para dizer que não houve arbitrariedade e também não se considera um “rolo-compressor”
Eu gostaria de aproveitar o espaço que a Calila Notícias me concede para saudar a população e também os prefeitos eleitos da região nordeste da nossa Bahia para esclarecer algumas questões colocadas pelo prefeito Luciano Pinheiro, de Euclides da Cunha.
Em uma entrevista recente, concedida a este veículo, o prefeito Luciano questionou a minha candidatura à presidência da UPB, e mais especificamente a tentativa de construção de uma candidatura única, o que ele classificou como sendo um “rolo-compressor”.
Ora, em primeiro lugar eu gostaria de esclarecer que nunca, em toda a minha vida, tive um rolo-compressor à minha disposição. Pelo contrário, sempre me vi diante de uma escada longa e íngreme que eu tive de galgar, degrau por degrau, até chegar aonde cheguei. Nasci numa família pobre e sei o que é ir para a escola de barriga vazia, sem uniforme, sem calçado, sem lápis pra estudar. Foi com enorme sacrifício que me tornei líder estudantil, depois vereador, deputado estadual e prefeito de Bom Jesus da Lapa. Não tive padrinho, nem mecenas, tudo o que eu consegui foi com muito suor e não seria diferente agora que eu pleiteio a honra de representar meus colegas como presidente da UPB.
Pra chegar até aqui e pleitear a cabeça de uma chapa única à presidência da UPB eu tive de me reeleger prefeito de Bom Jesus da Lapa, depois buscar o apoio dos meus colegas de partido e finalmente passar por uma série de encontros com outros pré-candidatos até convencê-los, democraticamente, que teria mais condições de agregar os prefeitos da Bahia em torno de uma pauta enxuta e factível. Foi um processo longo e trabalhoso empreendido com muita responsabilidade e respeito pela atual presidente da UPB, a prefeita Maria Quitéria. No começo eram 30 pré-candidatos, depois foram 16 e por último foram 8, até que se chegou ao meu nome. Este processo não guarda qualquer semelhança com um “rolo-compressor”.
Eu tenho ao longo dessa caminhada amealhado apoios importantes, mas nunca me coloquei como o candidato deste ou daquele, e sim como o candidato da unidade dos prefeitos da Bahia.
Unidade não é consenso, unidade não é unanimidade. Unidade é a busca pelo caminho que mais agrega. Nesse momento de crises – crise econômica, crise política, crise institucional -, eu acredito que só nos resta um caminho para superar as enormes dificuldades que enfrentamos para administrar nossos municípios: a unidade.
Não obstante, respeito as opiniões contrárias, reconheço o direito de todo e qualquer prefeito de postular a sua candidatura. Eu só não posso admitir que para tal fim, meus eventuais adversários utilizem-se de uma tentativa de desconstrução da minha candidatura, que é uma candidatura absolutamente legítima.
Por último eu gostaria de agradecer ao prefeito Luciano pela oportunidade que ele me dá de esclarecer essas questões, e me coloco à disposição dele, dos prefeitos da região nordeste e de toda a Bahia para continuarmos dialogando. É o que tenho feito desde o início desta semana, promovendo encontros regionais para ouvir os colegas em seus territórios, conhecer suas demandas, e também pra explicar melhor o nosso projeto.
Defendi e defenderei até o último momento a convergência dos prefeitos em torno de uma candidatura única e que seja capaz de unir os diferentes segmentos político-partidários da Bahia com o único objetivo de marcharmos juntos para juntos conquistarmos mais.
Forte abraço,
Eures Ribeiro
Prefeito de Bom Jesus da Lapa