O ex-prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, confirmou ao CN, que deverá ser lançado pela corrente interna do Partido dos Trabalhadores (PT) conhecida por ‘Reencantar’, candidato à presidência da legenda na Bahia. As tendências dentro do partido se dividem por orientação política, desde as mais radicais de esquerda até as que defendem a aproximação com partidos de direita, ou por regiões, que incluem as menos expressivas em estados ou municípios, além das que têm abrangência nacional.Na Bahia, a corrente política reencantar o PT, historicamente ligada ao governador Jaques Wagner e ao governador Rui Costa, além da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.
Osni disse que já começou a articulação junto aos diretórios do PT e que a ‘Reencantar’ estar aberta ao debate com outras tendências sobre os rumos do partido no estado e lembrou que a eleição das direções municipais, via PED, e a eleição dos delegados e delegadas para os Congressos Estaduais será realizada no dia 12 de março de 2017, “portanto, bem perto e necessitamos conversar”, falou Cardoso.
O Congresso Nacional do PT acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2017 e no último dia do evento, será realizada a eleição do próximo Diretório Nacional.
Amigo do governador Rui Costa, em 2006, quando Costa disputou pela primeira vez a Câmara dos Deputados, ele fez dobradinha com Osni e na época Rui não se elegeu obtendo pouco mais de 36 mil votos.
Sobre Osni Cardoso
Prefeito por oito anos de Serrinha, município localizado no território do sisal, Osni nasceu no povoado de Bela Vista. Filho de pequenos agricultores, formado em magistério pelo Colégio Aluízio Carneiro, liderou movimentos importantes a exemplo do Grupo Jovem de Bela Vista, Pastoral da Juventude (PJ) em Ichu e assessor da Pastoral da Juventude Diocesana em Feira de Santana.
Na Universidade Estadual da Bahia (UNEB/Campus XI), como estudante de Pedagogia, foi militante do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Pedagogia (DAP), membro do Movimento Estudantil Coordenador Geral do DCE/UNEB por duas vezes, tornando liderança no Estado.
Ainda estudante da UNEB em 1998/1999, participou ativamente das reuniões e pesquisas socioeconômicas para o Plano Diretor Urbano de Serrinha, fundou a UNICOM, lutou pela implantação das Residências Universitárias da UNEB e foi membro da comissão de cotas de políticas afrodescendentes da UNEB, dando uma nova cara ao movimento estudantil.
Foi membro do CONSEPE e CONSU (Conselho Superior da UNEB), professor/coordenador do UNICOM, ex-presidente e membro da AMBEVA (Associação dos Moradores de Bela Vista), fundador da COOPERE/UNEB (Cooperativa Estudantil), um dos idealizadores e coordenador dos Festivais Culturais da Região do Sisal em Serrinha. Articulador e parceiro no efetivo apoio aos grêmios estudantil e aos núcleos políticos, rurais e urbanos. Membro do diretório estadual do PT, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Serrinha.
Todas as socializações e experiências contribuíram para o seu ingresso e sucesso na política em Serrinha, conseguindo excelente votação como candidato a vereador em 2004, candidato a deputado Estadual em 2006 e em 2008, foi eleito Prefeito de Serrinha com 21.184 votos (56,50%). Em 2012 foi reeleito Prefeito de Serrinha pela coligação “Serrinha para Fazer Muito Mais”, obtendo 24.142 votos (59,36%).
Osni disse ao CN que é comprometido com as causas populares e sociais, seja da juventude, dos estudantes, professores, mulheres, sem terra, sem teto, agricultores, comerciantes, empresários, artistas, esportistas, enfim, de todo o povo e faz politica nesta linha.
Em 2013, Osni foi eleito Presidente do CONSISAL (Consórcio Público de Desenvolvimento do Território do Sisal). O Consisal é composto por vinte municípios que expressam identidade histórica e sócio-econômica-cultural, sendo eles: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente e posteriormente eleito presidente da FECbahia, Federação dos Consórcios, cargo que ainda mantém.
Redação CN