Um estudo divulgado pela entidade Transparência Internacional, nesta quarta-feira (25), colocou o Brasil na 79º colocação do ranking sobre a percepção de corrupção no mundo. O Brasil aparece empatado com China, Bielorrússia e Índia. A lista conta 176 países.
Entre os itens levados em consideração pelo estudo está a percepção que a população tem sobre a corrupção entre servidores públicos e políticos. De acordo com a entidade, quanto melhor colocado no ranking um país está, menor é a percepção da corrupção por seus cidadãos. O índice brasileiro foi de 40 de pontos, sendo que 0 é considerado extremamente corrupto e 100 muito transparente. Em 2015, o país ficou com 38 pontos.
Para a a Transparência Internacional, a posição do Brasil caiu significativamente nos últimos anos por conta dos escândalos de corrupção que envolvem os políticos. “O Brasil mostrou que, através do trabalho independente de organismos responsáveis pela aplicação da lei, é possível responsabilizar publicamente aqueles antes considerados intocáveis,” diz o estudo.
Na liderança do ranking da corrupção aparecem Dinamarca e Nova Zelândia, com índice de transparência de 90. Na outra ponta, a Somália aparece com apenas 10 pontos, ocupando a última colocação entre os países analisados. O país africano está na última colocação do ranking por dez anos consecutivo.
Correio