Apenas três dos nove contratados para essa temporada serão titulares na estreia do Bahia em 2017, nesta quinta-feira (26), às 21h30, contra o Fortaleza, no Castelão. Armero, Allione e Zé Rafael serão as novidades do tricolor na primeira partida do Nordestão. Os outros oito atletas que vão começar em campo já estavam no Fazendão no ano passado. Com exceção do goleiro Jean, todos eram titulares na reta final do acesso à Série A.
“Você termina com um grupo que foi vencedor, com jogadores que fizeram por merecer o estágio de começar, pelo menos nesse início de ano. Trate de segurar. O outro que está chegando vai ter que trabalhar. Não é o fato de ter sido contratado que vai fazer com que ele seja titular. É uma situação de administração de grupo, de tecer condições para trabalhar para que eles também tenham metas. Onde estão entrando jogadores é onde, no ano passado, nós tivemos dificuldade ou perdemos jogadores na posição para esse início”, explicou o técnico Guto Ferreira.
Revelado na base, o goleiro Jean terá a chance de conquistar a confiança do treinador tricolor. Ele assume a vaga que era de Muriel, cujo contrato venceu e não foi renovado. Pelo mesmo motivo, Armero estará na posição antes ocupada por Moisés. Com vínculo prorrogado, Eduardo se manteve na lateral-direita. Jackson e Tiago formarão a mesma dupla de zaga que se firmou no segundo semestre do ano passado.
O meio-campo tem o retorno de Juninho, que não atuou nas três últimas partidas de 2016 porque estava machucado, e a manutenção de Renê Júnior e Régis. Recém-contratados, os meia-atacantes Allione e Zé Rafael jogarão ao lado de Hernane. A intenção inicial do técnico Guto Ferreira era ter apenas uma novidade no trio ofensivo, mas a contusão de Edigar Junio o obrigou a antecipar a entrada do argentino Allione no time.
“A perda do Edigar pode representar alguma perda estrutural de equipe importante. Ou não. O jogo vai dizer. O Allione é um grande jogador, extremamente técnico, embora as características sejam diferentes. É um jogador mais articulador que atacante. Esse atacante, hoje, dentro do grupo, nós temos alguns jogadores com essa característica, mas não com a maturidade do Edigar, não com o momento, o respeito, o estágio que ele está dentro do Bahia”, lamentou Guto.
O treinador tricolor relacionou 19 jogadores para o jogo contra o Fortaleza. O meia Renato Cajá não está na lista. Ele ficou em Salvador aprimorando a forma física para estrear domingo (29), contra o Jacobina, às 18h30, em Pituaçu. Além dele, o zagueiro Lucas Fonseca, o lateral-direito Wellington Silva, o lateral-esquerdo Matheus Reis, o volante Edson e os atacantes Kaynan e Matheus Peixoto não foram relacionados por opção da comissão técnica. Eles também serão preparados para a estreia no Campeonato Baiano. Os volantes Yuri e Feijão também desfalcam a lista, pois se recuperam de contusão.
Além de Armero, Allione e Zé Rafael, outros três recém-contratados foram convocados para a estreia na capital cearense. Matheus Sales, Diego Rosa e Gustavo serão opções no banco de reservas. Dos três restantes que ficaram em Salvador, Wellington Silva e Edson ainda precisam ser regularizados na CBF.
“Nós não vamos levar alguns jogadores para essa partida. Não que estejam mal, mas para chegarem a um nível de aperfeiçoamento maior. Nós vamos ter que revezar. Competição quarta e domingo, se eu não estiver errado, até a parada do Carnaval não tem nenhuma semana cheia (de treinos). Em alguns momentos, nós vamos ter que rodar. Rodar um, dois, três, dez. Rodar banco, para que todos treinem. Agora, quando será esse momento, cada jogo é um jogo”, explicou o técnico Guto Ferreira.
Fonte: Correio24horas