Se os estaduais de 2017 ficaram marcados por conquistas de técnicos da nova geração – Fábio Carille, Zé Ricardo e Roger Machado são exemplos -, de outro lado dois medalhões também foram vitoriosos e ampliaram marcas históricas nesta temporada. Givanildo Oliveira, campeão cearense na última quarta-feira pelo Ceará, chegou ao seu oitavo estadual no século e agora é o líder do ranking de treinadores, ultrapassando nomes como Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo – ele já havia empatado ao vencer o Mineiro do ano passado, pelo América-MG.
Outro experiente a se consagrar mais uma vez foi Geninho, campeão potiguar com o ABC. Foi a sexta conquista do técnico, que em 2016 também havia levantado um troféu no primeiro semestre pelo mesmo clube. Ele se igualou, por exemplo, a Dorival Júnior, que não conseguiu êxito no Paulista com o Santos. Abel Braga, vice do Carioca com o Fluminense, perdeu a chance de também chegar ao hexa.
Veja os números na tabela abaixo.
Paulo Moroni, PC Gusmão, Roberto Oliveira e Zé Teodoro são outros pentacampeões. Campeão com a Chapecoense, Vagner Mancini conseguiu o tetra (antes, venceu com o Vitória duas vezes e com o Ceará uma).
Globoesporte