O município de Varzedo, localizado no território do recôncavo baiano, comemorou na terça-feira (13), seus 28 anos de emancipação político-administrativa e a data foi comemorada com dois dias de festa.Dia 12, uma programação voltada para a comunidade evangélica onde passaram pelo palco principal as bandas Kairós e Sempre Ebenezer, Romanos 5 e Ministério de Louvor da Casa da Benção de Deus.
No dia comemorativo (13) a Prefeitura realizou programação diversificada durante todo o dia.Pela manhã aconteceram diversas atividades promovidas pelas escolas municipais, à tarde eventos esportivos e a noite shows musicais das bandas Tokistillo, Calcinha Preta e Sem Retoque.
O prefeito Ariecilio Bahia da Silva (PSC), mais conhecido por Bahia, disse que encontrou o município em janeiro totalmente desarrumado e tratou de resolver os problemas “herdados” nestes seis meses, que lhe permitiu fazer esta festa como forma de agradecer as conquistas e os avanços obtidos e que já são visíveis.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD), participou do evento e saiu satisfeito da cidade. Ele permaneceu durante toda noite e parabenizou o prefeito pela escolha das bandas contratadas com custos baixos, porém de qualidade. O parlamentar também elogiou o banho de luz que a Prefeitura fez recentemente e a segurança, onde foram usados homens das companhias especiais da PM, diversas guarnições militares e policiais civis, mantendo a marca do governo municipal e compromisso de campanha que é a segurança.
História de Varzedo
Distante de Salvador aproximadamente 210 quilômetros, o município de Varzedo surgiu como arraial em 1868, com o nome de Vargem Grande, fundado pelo padre Antônio Ângelo Gomes de Mendonça, pertencendo a então vila de Santo Antônio de Jesus, notoriamente chamada de “Capela”. Tempos depois, com a necessidade da passagem da linha férrea Tram-Road proveniente de Nazaré, foi inaugurada a estação de trem de Vargem Grande em 02 de fevereiro de 1892.
Devido à lei nº 141 de 1943, o arraial auferiu a condição de vila e teve a mudança do nome para Varzedo, permanecendo como distrito de Santo Antônio de Jesus. Entre as décadas de 10 e 50 do século XX, Varzedo teve uma estrutura econômica praticamente autossuficiente, constituída por casas comerciais, indústrias de pequeno porte (padarias, olarias etc.) e uma feira. Com o fim, porém, do tráfego da rede ferroviária em grande parte do Brasil nos anos 60 do século passado, a então vila de Varzedo deixou de ter a passagem daquele transporte, o que a tornou menos independente em termos econômicos.
Duas décadas mais tarde, em 1985, surgiram os primeiros passos com a intenção de emancipar a vila e torná-la circunscrição administrativa, juntamente com o distrito de Tabuleiro do Castro, então ligado ao município de Castro Alves. Com a participação de professores, líderes políticos, estudantes, lavradores, profissionais independentes e representantes religiosos, a criação do município de Varzedo ocorreu em 13 de junho de 1989 com a sanção do então governador Nilo Coelho, após ter ocorrido o plebiscito em 08 de janeiro daquele mesmo ano.
Vizinho de Varzedo, Laje também promete uma grande festa de São João (Veja)
Redação CN