A data de 7 de setembro que marca a independência do Brasil sempre foi comemorada de forma mais contundente pelo setor de educação em todos os municípios do Brasil, mas de algumas décadas para cá a parte cívica passou a dividir a data marcante iniciada em 1822 com o cotidiano do país, passando a ser utilizada para comemorar o passado e protestar o presente.
Em Serrinha o dia começou com desfile e protestos quando um grupo de servidores públicos municipais saiu às ruas para reivindicar seus direitos perante a prefeitura municipal, que segundo os manifestantes, não tem assegurado os direitos plenamente.Com camisas pretas com slogan: Serrinha,verás que o servidor não foge a luta e luto para servidor é verbo, alguns com panelas deu a tônica em defesa da independência e da cidadania. Pois, foi uma manifestação pacífica e ordeira, apenas buscando respeito para toda categoria.
A categoria alega que o município não vem cumprindo com o piso salarial, cortou salário sem critérios dos servidores que aderiram legalmente a greve e não dialoga com os servidores.
A concentração foi em frente a Filarmônica 30 de junho e saiu no final do desfile cívico, encerrando a caminhada em frente a caixa Economia federal.