O fotógrafo Bismarck Araujo lançou no último dia 08, o livro Retratos de Esperança com o objetivo de construir uma casa para uma família com oito crianças que moram atualmente em barracos no lixão do município de Santa Luz, família esta que já vem sendo acompanhada há um ano e meio pelo Projeto Retratos de Esperança, idealizado por Bismarck.
O lançamento do livro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Retirolândia e contou com a presença de artistas, fotógrafos e amigos de Bismarck Araujo. O livro emocionou e sensibilizou o público com a realidade e expressividade das imagens registradas, denunciando realidades diversas e adversas e a vulnerabilidade social baiana e brasileira. Por si mesmas, pelas luzes e sombras, as imagens contam as histórias, mostram os sentimentos, as necessidades, as alegrias e tristezas, os medos e as esperanças dos seres humanos fotografados.
O fotógrafo Lucas Miranda fez a abertura do evento e convidou o fotógrafo Robson de Almeida para apresentar Bismarck Araujo.
Segundo Robson, “Bismarck é uma pessoa diferenciada, onde se vê o reflexo da bondade de Deus através de atitudes perante adversidades que a vida nos coloca. Dono de destino incerto em suas viagens e de sorriso acolhedor das pessoas que encontra no seu caminho, carrega sempre a vontade de ver um sorriso singelo e dar um abraço acolhedor a uma criança. Muitas vidas podem ser transformadas através de um click de Bismarck, contidos no livro Retratos de Esperança”, destacou Robson de Almeida.
Na oportunidade Bismarck agradeceu a Deus, aos presentes e a sua cidade, que o acolheu desde o início da carreira e do projeto. Agradeceu a Robson de Almeida pela inspiração para a fotografia documental e pela amizade e a Lucas Miranda pelo suporte com equipamentos que ele não tinha no início da carreira.
Bismarck apresentou o projeto Retratos de Esperança, que dá nome ao livro. Retratos de Esperança foi concebido no final de 2015 e nasceu em abril 2016, inspirado em seu sonho de mostrar as diferentes realidades sociais. Retratos de Esperança leva para estudantes do sertão baiano, expressões artísticas, palestras e oficinas de fotografia em escolas.
Bismarck destacou também o apoio recebido no início do projeto, pelo Sicoob, Sisalândia, Embrafios e Orquestra Santo Antonio/Projeto Som do Sisal, de Conceição de Coité e falou da dificuldade em produzir o livro, feito 90% com recursos e esforços próprios e de colaboradores do projeto e solicitou apoio e aquisição dos livros e das camisas do projeto para que seja viabilizada a construção da casa. “Minha missão como fotógrafo é mostrar e retratar essas pessoas, são pessoas como nós, que precisam ser olhadas”, ressaltou Bismarck Araújo.
– O lançamento do Livro acontece também em outras cidades –
Na quinta-feira, 09, o lançamento do livro aconteceu na cidade de Serrinha no Shopping Serrinha, durante o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual – Território do Sisal.
Nesta sexta feira, 10/11, o livro está na pauta de lançamentos do Festival de Fotografia do Sertão, em Feira de Santana, no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA
Dia 13/11 será lançado no auditório da UNEB, as Conceição do Coité, as 19h30.
Para adquirir o livro, participe dos eventos de lançamento ou entre em contato com retratosdeesperanç[email protected], 75 98198.6355 ou 75 98106.3943.
– Sobre Bismarck Araújo –
Bismarck Araujo é natural de Retirolândia-Ba, de origem pobre, sabe o que é passar fome e não ter um caderno par ir a escola. Trabalhou desde menino como vendedor de picolé, entregador de feira, atendente de farmácia, atendente de lan house, empacotador de supermercado para ajudar a mãe – que separada criava sozinha dois filhos – e para adquirir uma câmera fotográfica, pois descobrira ser esse o instrumento ideal para realizar o seu sonho de mostrar as diferentes realidades. Trabalhou como fotógrafo de eventos por quatro anos, teve uma crise de depressão por não estar trilhando o caminho dos seus sonhos e depois de uma experiência como mochileiro, renovado e reconectado com o seu sonho, criou o projeto Retratos de Esperança para mostrar as realidades e ajudar a transformar vidas, assim como ocorrera com a sua vida.