Unidades de saúde em Conceição do Coité, desde o inicio da década de 1980, quando o então prefeito, Hamilton Rios (falecido), assinou um termo de doação do Hospital Nossa Senhora da Conceição do Coité para uma entidade que passou a ser presidida por membros da família, que é pauta nos embates políticos entre situação e oposição em Conceição do Coité. Este hospital foi fechado na gestão de prefeito Renato Souza (PP) e reaberto na primeira gestão do prefeito Francisco de Assis.
Na campanha eleitoral de 2012 os então candidatos a prefeito Assis (PT) e vice, Alex da Piatã (PMDB na ocasião e hoje no PSD), garantiram que, se eleitos, reabriam a referida unidade e lutariam pela instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que era tratado com hospital de emergência 24 horas. Vitoriosos, cumpriram a palavra após uma intensa batalha judicial, reabriu e reintegrou o prédio do hospital aos cuidados da Prefeitura.
Sobre a UPA, um mês de vinte e um dias depois de empossado e a frente da Secretária de Saúde, Alex da Piatã foi a Brasília para os primeiros passos no sentido de conseguir a implantação da Unidade. A obra foi concluída há mais de uma ano, porém não está funcionando, o que motivou o deputado estadual e líder do DEM na Assembléia Legislativa, Tom Araújo, a se pronunciar sobre o assunto recentemente. Araújo disse que a saúde na Bahia está doente e chamou o governador Rui Costa e o prefeito Assis de mentiroso. (veja vídeo da TV Assembleia)
O deputado Alex da Piatã (PSD) usando o mesmo espaço na tribuna, rebateu o democrata dizendo que o Governo Federal ainda estava devendo uma parcela do convênio e pediu ao colega, por ser de um partido da base de sustentação do presidente Michel Temer, que intermediasse a liberação deste recurso. (veja vídeo da TV Assembleia)
Discussão saiu da Assembleia para as redes sociais
Depois dos discursos na Tribuna da Assembléia Legislativa sobre a Unidade de Pronto Atendimento, cujo prédio já está pronto, porém não funcionando, os dois parlamentares mais votados em na eleição de 2014 em Conceição do Coité, continuaram seus debates pelas redes sociais, começando pelo deputado Tom Araújo que veiculou um vídeo, que de acordo com Alex da Piatã foi editado com partes dos dois pronunciamentos, evidenciando a fala do democrata, já que foi um material promocional publicado em sua Fanpage. (este publicado não tem edição)
Na edição, segundo Alex, Tom Araújo não deixou transparecer que houvesse qualquer ligação entre ele e o presidente Michel Temer, conforme questionado em seu pronunciamento.
Alex da Piatã por sua vez publicou um texto em sua página no Facebook afirmando que era bem diferente do Democrata; “Somos de alturas diferentes em tudo. Quem me conhece sabe que eu sou do bem e até num texto mais sério eu não perderei a princípio a ternura”, afirmou o deputado Alex, se referindo ao material veiculado por Tom Araújo. O parlamentar do PSD em seu comentário citou frases de Mário Quintana e completou: ” Sendo assim citarei o grande Mário Quintana: “Um dia… Pronto! …Me acabo. Pois, seja o que tem de ser, morrer, que me importa? O diabo é deixar de viver”.
“Eu entendo que deixamos de viver quando nos tornamos inúteis, quando não servimos para ninguém ou mesmo quando só habita em nossos corações algo de pequeno. Passei a ter medo de ficar pequeno. Na política é fácil reconhecer alguém grande, pois, esta pessoa simplesmente faz acontecer. Da mesma forma que é também fácil identificar o pequeno exatamente pelo contrário, isto é, ele não faz e ainda pior: ele tenta rebaixar quem ele não alcança”.
“Foi exatamente isto que o deputado Tom fez comigo ao editar um discurso meu, onde somente apareceria o que lhe interessava e ainda distorcendo minhas palavras. Meu discurso está na íntegra, isto é, sem edição, para que a verdade apareça e meu lugar de homem de bem reste inabalado.
Também em sua página no Facebook, Tom Araújo relatou que ao citar uma poesia do poeta brasileiro Mário Quintana, Alex da Piatã queria apenas desviar a atenção da população para um caso grave. Sem responder o questionamento do deputado Alex da Pìatã sobre a sua interferência junto ao governo federal e a liberação dos recursos que ainda faltam para conclusão da obra da UPA, Tom se limitou ao dizer que a UPA faz a diferença entre a saúde e a dor, entre a vida e a morte. “A UPA está fechada, não funciona, nunca funcionou, apesar das propagandas. Não adianta tentar disfarçar a realidade com versos e propaganda”, escreveu o líder do Democrata.
“O deputado Alex citou o verso: Morrer, que me importa? Primeiramente, para quem precisa da UPA funcionando, deputado Alex, importa sim. Ela pode fazer a diferença entre a saúde e a dor, a diferença entre a vida e a morte. Deputado, isso é coisa séria! A UPA está fechada, não funciona, nunca funcionou, apesar das propagandas. Não adianta tentar disfarçar a realidade com versos e propaganda”.
“A dura poesia concreta de Conceição do Coité mostra uma cidade sem UPA, sem atendimento adequado na Saúde. Deixaram a UPA transformar-se numa notícia velha de uma obra que não anda e nem se arrasta. Eu, que acredito no trabalho de verdade, como disse antes e reafirmo, vou aonde for preciso pelo bem do povo de Coité. E não vou me calar, vou questionar e dizer que a UPA, que já poderia estar funcionando, permanece fechada. E obra que foi começada e está abandonada é um desperdício de dinheiro público e um desrespeito à população. A saúde, em Coité e região, está doente. O povo está desassistido!”
“Chega de propaganda de obra parada! Mais ação e menos conversa fiada!” Finalizou Tom.