A manhã desta segunda-feira, 11, em Conceição do Coité foi marcada pela inauguração da nova agência do SICOOB Coopere. A Cooperativa de crédito que funcionava na Rua João Benevides, centro comercial da cidade, passa a atender os cooperados e população em geral na Praça Dr José Gonçalves, conhecida por Praça da Babilônia, em frente ao Centro Cultural.
O Sicoob tem prestado serviços de excelência na comunidade coiteense desde o ano 2000, e muda de endereço, segundo a diretoria, sempre buscando atender os anseios dos associados. O novo espaço é bastante amplo moderno e confortável tendo uma estrutura física que não deixa a desejar em nada, em relação aos bancos convencionais.
O ato de inauguração contou com a presença do diretor geral do Sicoob Coopere Ranúsio Cunha, vice-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere Edilson Lopes, ele que representou a presidente Maria Vandalva Oliveira que se encontra em viagem internacional, a conselheira de Administração, Claudenice Mota Oliveira, o conselheiro Fiscal, Genival Santana, diretor Administrativo, Decivaldo Santos, gerente da agência de Coité Valmiralva Boaventura e os sete funcionários.
Deram boas vindas e desejaram muito sucesso ao Sicoob no seu novo espaço o prefeito municipal Francisco de Assis, presidente da Câmara Danilo Oliveira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Coité Silvio Brun, associados, empresários e autoridades religiosas de diversos credos que de forma unânime fizeram referência sobre a importância de se cuidar bem das pessoas e tratá-las com dignidade e respeito.
Quem não escondeu a satisfação por estar inaugurando um espaço com que há de mais moderno no mercado financeiro foi Ranúsio Cunha. Ele lembrou da chegada do SICOOB em Coité há 17 anos, a convite da comunidade organizada, na oportunidade o cooperativismo estava num crescimento muito grande no Brasil.
Ranúsio disse ao Calila Noticias que não tem dúvida que a agência possui a maior área para atendimento entre todas do município e uma das maiores do estado da Bahia, onde conta com quatro caixas eletrônicos no setor de auto-atendimento e sete pessoas no setor pessoal. Ele concluiu afirmando que mudar foi uma necessidade, mas segundo ele importante que se diga que Coité é um município bastante empreendedor, e que justifica esse investimento.
O prefeito Francisco de Assis é bancário e ao discursar criticou a abusiva taxa de juros cobrada no Brasil, as condições de financiamento segundo ele são brutalmente injustas, paga-se caro demais por juro.”Enquanto outros países desenvolvidos, o empresário pode captar a dois, três porcento ao ano, no Brasil dois, três por cento é pago ao mês, cheque especial chega a mais de dez por cento e cartão de crédito mais de vinte. Nesse sentido, uma cooperativa de crédito funciona principalmente como regulador no mercado.Outros bancos precisam se mirar no exemplo e tentar ao menos tem o mínimo de competitividade para que não fiquem para trás”, afirmou o prefeito bancário.
Assis disse que o Sicoob deu certo, é um sucesso em meio a uma crise brutal que o país atravessa “o Siccob está crescendo, se expandindo, mudando pra melhor, de maneira que saúdo o Sicoob como sendo um vetor de desenvolvimento deste país, deste estado, desta região e deste município e desejo vida longa a todos os cooperados”, finalizou.
O agricultor, sindicalista e cooperado, conhecido por Jonas do Sindicato, tem um dos primeiros cadastros no Sicoob, ele lembra quando teve inicio a mobilização para implantar a agência em Coité. Jonas disse que foi muito difícil, pois, as pessoas não conheciam como funcionava a cooperativa de crédito.Disse que comentavam que era mais um banco a ser aberto para explorar as pessoas.
“Tivemos uma primeira reunião para discutir a abertura mas a quantidade de pessoas interessadas era pequena e não deu certo, ai padre Elias deu uma força incentivando, enquanto a prefeitura era contra. Jonas disse que o Sicoob ouve ele e todos os demais associados nas decisões a serem tomadas, enquanto que os outros bancos ninguém sabe de nada e as decisões já chegam empacotadas e o cliente tem que aceitar”, afirma o associado.
Miralva ao ser entrevista pelo Calila estava mais a vontade, já que no momento que falava para o público presente interrompeu alguns momentos por conta da emoção. Ela que está na agencia desde a inauguração em 2000 disse que passa o filme na sua cabeça da luta que enfrentou, as reuniões, visitas desde junho focadas nesse projeto que visava dar conforto, comodidade, enfim, “a agencia saiu casando todas as peças e o resultado disso é a satisfação dos nossos cooperados.”, ressalta.
Ao conhecer a nova agência, o empresário Paulo Pinto anunciou, “vou passar a ser um cliente assíduo do Sicoob, pois além das instalações, aqui tem uma boa equipe”.
Outras imagens da inauguração
O Sicoob
O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 3,8 milhões de cooperados e 2,6 mil pontos de atendimento distribuídos em todo Brasil. São oferecidos serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.
Os depósitos no Sicoob têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos no Sicoob e o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos.
Saiba mais em www.sicoob.com.br
Redação CN * Informe Publicitário