O deputado federal Edson Pimenta, comunista histórico, hoje no PSD, partido recém criado, visitou recentemente os municípios de Conceição do Coité, Retirolândia, Valente e São Domingos, mantendo contatos com suas bases, na maioria, filiados as PCdoB, buscando convencer a migrarem para o PSD, legenda presidida pelo vice-governador Otto Alencar e que tem ele na vice-presidência.
Em Conceição do Coité, Pimenta foi apoiado por um grupo liderado pelo médico Leonardo Silva e obteve 3.812 votos. O PCdoB ainda não estava constituído no município e o médico disse que acompanhará a orientação do parlamentar. Em Valente, Pimenta foi apoiado por um motorista de transporte alternativo Francisco de Assis Alves Benvenuto, que foi candidato a vereador em 2008, conseguindo apenas 50 votos e dois anos depois, ajudou Edson com 204 votos. Em São Domingos, obteve 70 votos. “Pretendemos conversar com todo esse nosso pessoal e criar comissões provisória em todos estes municípios, buscando fortalecer as bases para eleição de 2012, com candidaturas a vereadores, prefeito ou mesmo fazer parte de coligações que consiga vitória, a exemplo de Retirolândia”, declarou.
Ao falar sobre Retirolândia, Edson Pimenta disse que não irá apoiar Noé Silvestre Carneiro como candidato a prefeito, pois o mesmo teria recusado a deixar o PCdoB e permanecendo na legenda, não acreditaria que lhe apoiasse em 2014, pois estava muito próximo aos dirigentes da FETAG e eles irão interferir nesta relação.
Edson obteve 3.416 votos em Retirolândia e garantiu que não ficará sem ter um candidato a prefeito na eleição do próximo ano. Pelo seu desejo, o candidato será o advogado André Martins, filho do ex-prefeito Adevaldo Martins, com quem conversou no sábado (11) pela manhã. O resultado da conversa não foi revelada ao CN.
Questionado sobre a saída do PCdoB para se filiar ao Partido Social Democrata (PSD), ele disse que o Partido Comunista não atendia mais as expectativas do atual momento político em que estava vivendo e por isso tomou esta decisão de seguir outro caminho. “Muitas das vezes na vida da gente não predestinamos o que iremos fazer, tanto na vida pessoal como política. Sou filiado ao PCdoB desde 1986, porém agora eu decidir compartilhar com outra agremiação partidária diante deste novo momento que o Brasil esta vivendo. Este novo espaço atende as minhas expectativas de diminuir as desigualdades sociais e por isso irei dar a minha contribuição para Bahia e para o Brasil”, declarou o parlamentar.
Determinado a contribuir com a implantação do PSD na Bahia, Edson disse que esta conversando com toda sua base e na maioria quase que absoluta esta conseguindo convencer através do argumento, pela mudança de legenda. “Só vai ficar no PCdoB, Sandra Vidal, prefeita de Ibioara, pois tenho muita confiança, sei que estaremos juntos na próxima eleição e tem na sua base, vereadores que não podem mudar de legenda”, afirmou.
Apesar de garantir que não saía “arranhado” da legenda comunista, ao falar com CN deixou escapar uma insatisfação que gerou em 2010, quando disputou uma vaga à Câmara Federal e não teria recebido o apoio que entendia merecer e o partido priorizou os nomes de Alice Portugal e Daniel Almeida.
Reação de Noé – Pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Noé Silvestre não quis comentar a posição do parlamentar, de quem é amigo e desde 2002, quando Pimenta disputou a primeira eleição, votou com ele, porém de forma discreta, pois na ocasião ocupava a Secretária da Agricultura e não quis ir para o enfrentamento com o prefeito da época, Adevaldo Martins, que tinha seu candidato. “Ao deixar a secretária, assumir, bem antes da eleição de 2002, a campanha de Edson e o resultado foi positivo, quando obteve 955 votos, contribuindo para ser o segundo deputado mais votado no Estado e o terceiro no município”, lembrou.
Em 2010, o trabalho foi ampliado e Noé contou ao CN que criou várias circunstâncias para que Edson fosse ao município, lhe tornando popular e participante dos problemas da comunidade, sendo este elo entre a base municipal e o mandato do comunista, resultando no reconhecimento da comunidade e lhe deu o titulo de mais votado, com 3.416 votos.
Sem demonstrar muita preocupação, Noé Silvestre, que também é secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, disse que esta posição do parlamentar não irá lhe intimidar e vai continuar trabalhando, inclusive citou que recentemente esteve com o governador Jaques Wagner (PT), acompanhado de Cláudio Bastos, presidente da FETAG, onde levou muitas reivindicações do município e apresentou uma pesquisa eleitoral, encomendada para sua avaliação, onde aparece como o mais bem avaliado entre os nomes que começam a surgir no cenário político como pré-candidato a prefeito.
Por: Valdemí de Assis