Com o fechamento da chamada “janela partidária”, no sábado, dia 07 de abril, termino do prazo para os parlamentares mudarem de partido sem perder o mandato, o deputado Luciano Simões (Sem partido), foi bastante questionado sobre o seu novo “ninho” depois de 15 anos no PMDB, agora MDB. Ele foi o primeiro parlamentar a abandonar a sigla, seguindo dos demais colegas que integravam a legenda na Assembléia Legislativa.
O parlamentar esteve na noite de quinta-feira na cidade de Serrinha, onde foi à residência do ex-conselheiro Plínio Carneiro acompanhado do prefeito Adriano Lima (MDB), onde encontrou os sociais democratas, deputado Alex da Piatã, que vai disputar a reeleição e Otto Filho, que se afastou na segunda-feira, dia 26, da presidência da Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A – DESENBAHIA, em virtude de sua pré-candidatura a deputado federal.
Luciano Simões revelou que estava praticamente certa a sua ida para o Democratas e os demais colegas, Hildécio Meireles, Leur Lomanto, David Rios e Pedro Paulo Tavares, com possibilidade de ingressarem no PR, partido que estaria migrando para base do prefeito de Salvador, ACM Neto.
Simões falou ainda que Neto deverá anunciar sua renuncia da Prefeitura e assumir a pré-candidatura ao governo do estado na próxima sexta-feira, dia 06 e que no mesmo dia o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo deverá também renunciar ao cargo para anunciar a pré-candidatura ao senado ou a vice-governador na chapa com ACM Neto.
Sobre o deputado federal Lúcio Vieira Lima, Luciano falou que o mesmo deverá permanecer sozinho no partido com mandato pela Bahia e tem buscado lançar vários candidatos a câmara federal pela legenda como forma de viabilizar sua eleição.
Recentemente o líder do MDB no estado falou que a saída dos deputados “era uma questão política e de sobrevivência” e com a saída dos deputados estaduais, estava sendo procurado para coligações e filiações,porque “o MDB passou a ser um atrativo para aqueles que não têm mandato, pois tem estrutura”.
Para Lúcio, o MDB é um partido com história, na Bahia e no Brasil. “Quem tá vindo com o MDB, vai aparecer na televisão. Quem está saindo, vai disputar recursos e tempo de TV”, falou.
Mudando de assunto
Otto Filho aproveitou para conversar sobre o período que esteve à frente da Desenbahia.Segundo ele, apesar da crise econômica, agravada com o cenário nacional de instabilidade política,o órgão obteve uma performance positiva nos últimos três anos. “A Desenbahia evoluiu de R$ 552,49 milhões, em 1º de janeiro de 2015, para R$ 747,22 milhões em 31 de dezembro de 2017, um crescimento de 35,24% na carteira de crédito, no período de três anos”, afirmou Otto Alencar Filho.
O deputado estadual Alex da Piatã falou sobre a tradição de 88 anos da Procissão do Fogaréu.Segundo ele, todas as vezes que participa da procissão do fogaréu sai renovado e fortalecido para continuar a caminhada. O parlamentar seguiu o cortejo ao lado do presidente da Câmara de vereadores, Rogério da Cerâmica (PPS), da vereadora Deca da Bela Vista (PSD), do empresário Vardinho Serra e do ex-presidente da Desenbahia, Otto Filho.
Demonstrando a real possibilidade de uma “casadinha”, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT), que já anunciou que irá buscar uma vaga na Câmara Federal acompanhou todo trajeto da Procissão do Fogaréu ao lado do “companheiro” de partido, o ex-prefeito de Serrinha Osni Cardoso, que deverá disputar a eleição para a Assembléia Legislativa, ele que ocupa atualmente o cargo de assessor especial do governador Rui Costa.
O deputado estadual Bira Coroa (PT) também foi a Serrinha e acompanhou a procissão até a Praça Almeida Couto, pois estava com problema no joelho em virtude de uma lesão que sofreu em partida de futebol de quadra em Camaçari.
A vereadora Edylene Ferreira (PR), atual presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), disse que é “candidatíssima” a deputada estadual. Ele aproveitou a procissão e vestiu seus familiares e alguns amigos com camisas azuis, que chamaram atenção no trajeto.
Obs: esses nomes citados foram vistos pelo CN, se teve alguém mais e deseje registrar presença com um breve comentário fiquae a vontade mandando via e-mail [email protected] ou mesmo pelo whatsApp 75 9 9111-3435/99167-3409
Redação CN