A estreia do Bahia no Campeonato Brasileiro 2018 proporcionará um reencontro. Neste domingo, às 16h (de Brasília), no Beira Rio, em Porto Alegre, o técnico Guto Ferreira enfrentará pela primeira vez o Internacional, clube que o demitiu no fim da temporada passada, após uma campanha irregular na Série B.
Guto Ferreira tem a carreira ligada de forma umbilical ao time gaúcho. O Colorado foi um dos primeiros clubes no qual trabalhou, com uma passagem que durou de 1997 a 2002. No último ano, inclusive, deixou as categorias de base e foi alçado ao time principal, ao substituir Ivo Wortmann e conquistar o estadual daquela temporada. Os laços emocionais pesaram quando o treinador decidiu trocar o Bahia, então campeão da Copa do Nordeste, pelo clube gaúcho, que patinava na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
No início desta temporada, Guto Ferreira voltou ao Bahia e precisou recuperar prestígio com o torcedor, que não aceitou bem a decisão do técnico de sair do Fazendão em 2017. Vaias e críticas criaram um ambiente hostil nos primeiros jogos do ano. Tudo se encaminhava para um fim melancólico, assim como o que o treinador viveu no Inter no fim do ano passado. Mas a equipe tricolor engrenou a partir das semifinais do Campeonato Baiano e conquistou o título estadual, o que reduziu a pressão vinda das arquibancadas.
No reencontro deste domingo, Guto Ferreira poderá utilizar o conhecimento que acumulou do Internacional na última temporada. O técnico treinou atletas como D’Alessandro, Edenilson, Willian Pottker, Rodrigo Dourado e Nico López, que fazem parte do elenco colorado neste ano. Além disso, o treinador tricolor terá à disposição os jogadores poupados na partida da última quarta-feira, contra o Blooming, pela Copa Sul-Americana. Léo, Tiago, Gregore, Elton e Vinícius, titulares na campanha do título estadual, viajaram para o Rio Grande do Sul e devem iniciar a partida contra o Internacional. Lucas Fonseca, com um desconforto muscular, desfalca a equipe e pode ser substituído por Douglas Grolli.
Globo Esporte