O médico valentense Luiz Delfino Mota Lopes dá dicas de prevenção e cuidados contra a gripe Influenza, já que o H1N1 é um vírus que afeta as pessoas em todas as idades e pode levar à morte. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências estão vulneráveis a doença e devem tomar a vacina.
Para prevenir o surto na cidade, a Prefeitura de Valente, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a comunidade para a Campanha Nacional de Vacinação que acontece entre os dias 23 de abril e 01 de junho deste ano, com o dia da mobilização nacional agendado para sábado (12 de maio). A dose contempla H1N1 e H3N2, àqueles que não receberem a vacina estão expostos e podem desenvolver casos graves e virem a óbito.
O médico explica que no Estado da Bahia, no Brasil e no mundo vem acontecendo uma epidemia da gripe H1N1 e H3N2, e chama a atenção da população para os cuidados. “É um vírus que, devido a sua gravidade, pode levar a uma síndrome de angústia respiratória aguda, e até a morte. Não é uma gripe comum, e é muito importante à comunidade está consciente da existência dessa doença. Todo setor de saúde público, como a Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de Valente estão preocupados em dar uma boa assistência na prevenção dessa doença”, alerta.
Sintomas
Delfino explica que toda gripe começa de forma igual, com febre, com espirro, com tosse, com muita dor de cabeça e com muita dor nos músculos da perna e da coxa. “Abate de forma geral, o paciente fica acamado e com dificuldade de respirar em casos mais graves”, esclarece.
O tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica. Os sintomas da gripe incluem febre, tosse, dor de garganta, dores corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. A gripe pode agravar condições médicas subjacentes ou crônicas. Também pode complicar com pneumonia pelo próprio vírus influenza ou por infecção secundária por bactérias, principalmente o pneumococo.
Prevenção e tratamento
“Temos duas formas de prevenção. A forma mais importante para não adquirir a doença é a vacinação. Vai ter a campanha de vacinação, e nós temos que orientar toda a população para procurar o posto de saúde, vacinando, prioritariamente, as crianças, os idosos e as pessoas que tem uma doença crônica, como doença do coração, diabetes, doença renal, que são pessoas com menos defesa”, disse.
Outra forma de prevenção, de acordo o médico, é a adoção de cuidados gerais para evitar o contágio. Ele alerta para evitar locais fechados e com grande concentração de pessoas, evitar levar as mãos ao rosto ou boca e lavá-las com frequência. “É importante evitar ambientes muitos fechados. Nesses ambientes todos vão respirar o mesmo ar. Se houver alguém doente esse alguém pode passar a doença adiante. Outra coisa, a doença se contrai pelo contato com a saliva de alguém doente. Lavar sempre as mãos é uma medida importante”, orientou Luiz Delfino.
“Outra medida é beber muita água. O vírus morre no estômago. Se você estiver com o sintoma gripal é importante gargarejar com água e sal duas ou três vezes ao dia. O sal também elimina.
Doutor Luiz Delfino reforça que a melhor prevenção é a vacina, que não tem contraindicação. “É muito importante à comunidade se vacinar e ter hábitos saudáveis de higiene”.
Serrinha teve um óbito, tem uma pessoa internada com a doença e um caso suspeita
Foi divulgado na imprensa no sábado, 14, que um idoso de 61 anos que estava com a doença foi a óbito, o que serviu para alertar a população de toda região sisaleira.
A Prefeitura local divulgou um card chamando a atenção de todos para seguir as regras básicas de prevenção.
CN * colaborou Ascom Prefeitura de Valente