O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, Wilson Dias, entregou na tarde de segunda-feira (11), em São Domingos, município localizado no território do sisal, 42 cisternas, 35 barreiros trincheira e 1.250 horas de máquinas utilizadas na limpeza de 151 barragens, sendo 125 individuais e 26 comunitárias.
A primeira visita foi a propriedade do agricultor Henrique Rablei, 22 anos, localizada na Fazenda Palmeira, que foi beneficiado com a limpeza de um tanque onde foram usados 08 horas/máquina. Os recursos utilizados nesta ação foram liberados por meio do Projeto de Mecanização Rural (PROMER). Neste caso o governo do estado custeou 100% dos recursos por ser convênio da FATRES, uma organização da sociedade civil. Quando o convênio é com Prefeitura, em parceria, CAR libera apenas o recurso para combustível e pagamento do operador.
“Todos têm direito a ter água de qualidade. Vamos garantir que todos os baianos tenham água para consumo humano e para produção”, falou Wilson Dias durante a vista que fez a residência do casal Luzinete Rodrigues da Silva e Analicio Santana Silva, pais de dois filhos, residentes na Fazenda Várzea Escondida, onde entregou uma cisterna de produção com capacidade para 52 mil litros de água. Esse tipo de cisterna é construído próximo a um calçadão que capta água da chuva em áreas em declive para armazenamento.
Com a chegada da cisterna na porta de casa, dona Eremita Santana Silva, 71 anos, mãe de Analicio, disse que a vida melhorou com as hortas feitas no quintal e uma plantação de sorgo na roça da frente e irrigada com um sistema interligado da cisterna. “No passado tínhamos que fazer isso na beirada dos tanques e longe de casa. Hoje ta bem mais fácil”, lembrou dona Eremita. A família também foi beneficiada com um recurso de fomento no valor de R$ 2.400 para compra novos equipamentos para melhorar o sistema de produção.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de São Domingos (SINTRAF-SD), Iraelson Lima de Oliveira, falou ao CN que faltam ser executadas 272 horas/máquina e estas serão utilizadas no atendimento aos agricultores das comunidades da Coruja, Rudado e Morro do Mamote.
Encontro no Clube na comunidade
Após fazer as visitas, Wilson e comitiva se reuniram no Clube Social de Ouro Verde. O evento reuniu também os vereadores José Marcos Almeida “Marcão” (PSD), Genival Araujo (PT), Givalda Vieira (PP) e Herbert Carneiro (PSB). Em seu pronunciamento, o vereador Herbert Carneiro agradeceu a presença de Wilson Dias e, por ser morador na comunidade, falou da força da associação local e externou a necessidade da aquisição de uma patrulha agrícola para ajudar no preparo da terra e no transporte dos produtos da agricultura familiar.
O líder político Ilario Antonio Neto (PP), reforçou a solicitação do vereador Herbet e lembrou que esteve na Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) solicitando mudas de palma forrageira, por meio do projeto de Segurança Alimentar do Rebanho. Para o progressista, esse projeto faz parte de uma rede de multiplicação de palma forrageira para promover a dinamização da pecuária em propriedades de agricultores familiares e o cultivo da palma forrageira é a alternativa viável de produção de alimento no semiárido para ser oferecida aos animais, portanto os agricultores de São Domingos necessitam deste beneficio”, apelou.
Também participaram do evento o deputado estadual Marcelino Galo (PT), o chefe de gabinete do deputado Alex da Piatã (PSD), Valdemi de Assis, o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (FETRAF-BAHIA), Rosival Leite, a representante da CUT/BA, Elisangela Araújo, lideranças políticas e comunitárias.