Depois que assumiu a gestão do município pela segunda vez em 2009, o prefeito Jorge Flamarion Ramos de Souza (PT), decidiu modificar toda estrutura da festa de São João, que aconteciam em cima de um trio elétrico e misturava axé com forró, sendo que predominava muito um estilo musical que não caracteriza a época.
No primeiro ano, montou uma infraestrura, um pouco discreta e determinou que as bandas contratadas tocassem apenas forró. Em 2010, a festa foi ampliada e na edição de 2011, uma boa estrutura de som e palco foi montada na área do Centro de Abastecimento, reunindo milhares de forrozeiros que dançaram ao som do típico forró “pé de serra”.
A multidão se esbaldou ao som das atrações Timbauba, Olivan Monteiro, Malvaldinhos do Forró, Kkomania, Tradição do Forró, Day do acordeon, Pereira e Forro do Vale, Forró Maneiro, Xodó de Mulher Neilson e Banda, Caciques do Nordeste, Zezinho da Ema e Vaqueirama.
“O forró deste pessoal (Vaqueirama) é muito bom. É tradicional, é nordestino e tem uma batida forte, um som eletrizante. A cara do povo da região”, disse o estudante, Josuel Barros Júnior, residente em Feira de Santana, de onde veio o grupo Vaqueirama que se apresentou na noite de sexta-feira (24).
Outro grupo que agitou a festa de Tanquinho foi Zezinho da Ema. A rapaziada que vieram da Comunidade de Várzea da Ema, no Município de Chorrochó, motivo que originou o nome do seu idealizador, o forrozeiro Zezinho da Ema, atraiu gente de toda região.
Antes de iniciar a apresentação, Zezinho da Ema declarou está muito feliz em participar da festa “O São João de Tanquinho representa a tradição junina do Estado e agradeço a oportunidade de participar dessa festa”, concluiu.
O prefeito fez questão de reforçar que o município se preocupou em montar uma programação tipicamente nordestina. “Nosso município é pioneiro em realizar festa junina e fazemos com puro forró pé de serra”, frisou.
O ambiente familiar fez com que o casal, Paulo Alves dos Santos (40) e Vera Maria dos Santos (39) deixassem os filhos, de oito e 10 anos, bastante à vontade. Enquanto os comerciantes dançavam forró, com improvisação de uma quadrilha, os meninos se divertiam soltando fogos. “Aqui está ótimo. Tem espaço para os adultos e para meninada curtir”, destacou Paulo Alves. O público não parou um segundo sequer. Além da programação musical, o público pode desfrutar das comidas típicas oferecidas pelas barracas montadas no entorno da praça.
Importante – Você foi a Tanquinho durante o São João? Comente a festa através do espaço “comente a matéria” e dei sua opinião, elogios e as criticas que possam contribuir para a edição de 2011.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas