O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, abandonou a campanha do candidato do seu partido ao governo da Bahia, José Ronaldo. A decisão foi tomada após o postulante, principal nome de oposição ao PT no Estado nas eleições 2018, declarar voto no candidato do PSL à Presidência da República Jair Bolsonaro.
A declaração irritou tanto o prefeito de Salvador que fez ele cancelar atos de campanha ao lado de Ronaldo. Os dois não se falaram desde o acontecido – o que não deve acontecer tão cedo, dizem interlocutores. Uma viagem a Irecê, na qual o prefeito marcaria presença, foi tirada da agenda dele.
Um dos principais articuladores do apoio do Centrão ao candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Alckmin, ACM Neto é coordenador político da campanha do presidenciável tucano. Foi por causa de uma negociação entre os dois que PSDB e DEM decidiram unificar suas candidaturas na Bahia.
Apesar disso, o candidato ‘bancado’ por ACM Neto para disputar o governo do Estado sempre flertou com Bolsonaro, sem deixar claro para qual presidenciável fazia campanha de fato. A declaração de voto no capitão da reserva durante o debate foi apenas a gota d’água. Nas considerações finais, Ronaldo disse que “Bolsonaro representa o desejo de mudança”.
Nos bastidores, a aliados, o prefeito soteropolitano acusou Ronaldo de agir com “deslealdade” e disse que se sentiu traído pelo candidato, a quem ungiu pessoalmente como postulante ao Palácio de Ondina, garantindo a ele estrutura partidária e suporte político para a disputa. Contrariado, ele não escondeu o constrangimento com a situação.
Depois de dizer que a posição de José Ronaldo era “isolada” dentro do DEM, Neto disse, na tarde de quarta-feira (3) que não precisa se explicar ao ex-governador de São Paulo, já que, disse, Alckmin conhece seu compromisso político.
Do outro lado, abandonado pelo seu principal cabo eleitoral, José Ronaldo afirmou que sua posição visa “derrotar o PT” nas eleições 2018. “Estou repetindo o que estou ouvindo das ruas”, afirmou o democrata. “O prefeito ACM Neto saberá se posicionar na hora certa”, disse o candidato do DEM, afirmando que “certamente Bolsonaro saberá governar o País melhor que Fernando Haddad”.
Agência Senado