Quando nos tornamos pais, precisamos rever a maioria de nossas prioridades. Nossa vida passa a girar em torno da criança – ou crianças, caso você more na misteriosa “cidade dos gêmeos” do Rio Grande do Sul – ao ponto de reavaliar planos e sonhos para adequar melhor aquela nova vida ao mundo. E algumas das questões que mais costumam preocupar os papais costumam ser educação, saúde, segurança pública, entre outros. Mas quando nem toda cidade oferece bons dados nesses aspectos, o que fazer?
Uma opção, claro, é mudar-se com a família para uma cidade mais tranquila, que possa oferecer tudo que a criança precisa para crescer bem e tornar-se um cidadão responsável. Há alguns anos, a revista Exame publicou uma matéria na qual indicava as melhores cidades brasileiras para criar um filho. A pesquisa, realizada pela empresa Delta Economics & Finance, levou em consideração fatores como custo de vida, IDH e taxas de violência.
Confira, a seguir, quais são as cinco melhores cidades do Brasil mais indicadas para cuidar dos filhos com segurança:
#1 – SANTOS (SP)
A maior cidade litorânea de São Paulo recebeu uma pontuação de 35,46 na lista criada pela Delta Economics & Finance, tornando-se, assim, uma das melhores cidades brasileiras para criar os filhos. A alta pontuação deve-se, sobretudo, aos altos níveis educacionais oferecidos pela cidade, assim como o índice mínimo de analfabetismo e outros dados de igual ou maior relevância.
#2 – FLORIANÓPOLIS (SC)
A capital catarinense Florianópolis chegou bem perto de assumir a liderança no ranking das melhores cidades brasileiras para criar os filhos: a cidade recebeu uma pontuação de 36,52 na lista. Os principais fatores levados em consideração para a decisão foram renda per capita média, o emprego com carteira assinada, o trabalho infantil e a proporção de crianças na pobreza.
#3 – BLUMENAU (SC)
Outra cidade localizada ao sul do país que merece a atenção dos papais e mamães brasileiros é Blumenau, muito conhecida Brasil afora por sediar anualmente um dos maiores eventos de origem alemã, a Oktoberfest. A cidade, que exalta vários outros aspectos da cultura alemã, recebeu a pontuação de 33,94 por seu altos índices de desenvolvimento econômico, bem-estar e educação.
#4 – VITÓRIA (ES)
A capital capixaba de Vitória também recebeu uma pontuação digna de reconhecimento: foram 34,52 pontos marcados no índice que elegeu as melhores cidades brasileiras para criar os filhos. E um dos principais fatores que pesaram nessa decisão foi a excelente qualidade da saúde na cidade, que conta com médicos suficientes para atender os 100 mil habitantes que vivem lá.
#5 – SANTO ANDRÉ (SP)
No ABC Paulista, a cidade de Santo André ficou com a quinta posição no ranking das melhores cidades brasileiras para criar os filhos com uma pontuação de 33,90. O local destacou-se bastante na pesquisa pela dedicação a ações de desenvolvimento sustentável recomendadas pela ONU, além de possuir ótimas políticas públicas direcionadas às mulheres e nota máxima em governança.
Por: Luiz Cuña