O Bahia foi ao Estádio Independência em Belo Horizonte na noite deste domingo, 25, enfrentar o desesperado América Mineiro que corre sério risco de rebaixamento e o duelo antes de começar a penúltima rodada do Brasileiro servia para o Tricolor confirmar sua participação na Copa Sul-Americana no ano que vem, no entanto entrou em campo classificado, pois as derrotas de Vasco para o Palmeiras no São Januário que resultou na conquista do titulo pelo Verdão e o empate entre Atlético Paranaense e Ceará, o Bahia entraria para o jogo apenas para honrar a camisa, já que a derrota não teria mais nenhuma complicação.
O jogo
Não foi o melhor futebol das galáxias, mas teve emoção. América-MG e Bahia fizeram uma partida morna neste domingo, daquelas em que falta criatividade para ameaçar o adversário – mas sobra necessidade pelos pontos em disputa. De olho na saída do Z-4, o Coelho foi certeiro: não criou muito, mas soube aproveitar a chance no começo do segundo tempo, quando Juninho desviou para o gol, assegurando 1 a 0 para o time mineiro. Já garantido na Sul-Americana, o Tricolor baiano não conseguiu acertar as finalizações que descolou.
Na luta contra o rebaixamento, o América-MG precisava desta vitória para se manter vivo na briga e fez a sua parte. Com os três pontos, a equipe mineira agora é a porteira do Z-4: tem 40 pontos, na 17ª posição e vai decidir seu destino contra o Fluminense, no próximo domingo.
O Bahia já entrou em campo com a vaga assegurada e perdeu o jogo mas não perdeu nenhuma posição na tabela permanece em 11º. Agora, a meta é conseguir a melhor pontuação do Esquadrão na era dos pontos corridos, para isto precisa vencer o Cruzeiro na Arena Fonte Nova no próximo domingo.
CN * Globo Esporte