Foram apreendidos e encaminhados para incineração 650 quilos de carnes e vísceras de bovinos, suínos e caprinos em condição irregular durante operação do Ministério Público estadual, realizada ontem, dia 6, no Mercadão de Serrinha.
De acordo com a titular da 3ª Promotoria de Justiça de Serrinha e coordenadora da operação, promotora de Justiça Letícia Baird, os produtos estavam “expostos à venda sem qualquer forma de resfriamento ou selo de inspeção”. Constatadas as irregularidades, a promotora acionou a Vigilância Sanitária Municipal, que apreendeu as carnes impróprias e autuou os responsáveis.
Realizada com o apoio da Polícia Militar, a operação constatou ainda violações ao direito do consumidor. A promotora de Justiça Baird afirmou que as instalações são “precárias e insalubres, não havendo sequer água de torneira à disposição para higiene na manipulação dos alimentos”. Letícia Baird acrescentou que as irregularidades prejudicam tambem os pequenos comerciantes do local. A ação contou o apoio de uma bióloga doutorada em bem-estar animal e de uma estagiária de Direito.
Fonte: MP/BA